Domingo, 02 de Fevereiro de 2020 - 13:05 (Curiosidades)

L
LIVRE

VOCÊ SABE O QUE É DATA PALÍNDROMO?

02/02/2020 é palíndromo: entenda o que é.


Imprimir página

Este domingo (2) será tão domingo que terá a data confirmada duas vezes. Calma! A explicação está no dia completo que, se colocados os zeros nos devidos lugares, será o mesmo de trás para frente e vice-versa: 02/02/2020 = 0 2 0 2 2 0 2 0. A data é um palíndromo, que, assim como a palavra OVO e o nome NATAN, podem ser lidos da mesma maneira da direita para a esquerda como o inverso.

Etimologicamente, a palavra vem do grego, resultado da junção de "palin" (novamente, de novo, em sentido inverso) e "dromo" (caminho, percurso, curso, pista).

Data palíndromo ou "capicua" deste domingo é a penúltima do século 21 com apenas dois númerosData palíndromo ou "capicua" deste domingo é a penúltima do século 21 com apenas dois números

-Apesar de parecer o nome de uma doença grave, os palíndromos são antiquíssimos e despertam a curiosidade dos admiradores das línguas. Mesmo que não sejam ensinados com frequência em sala de aula, os palíndromos despertam a curiosidade e desafiam a nossa percepção acerca das línguas. Para que seja factível em muitos idiomas, a "leitura inversa" do palíndromo deve desconsiderar espaços, acentos, hifens, pontuação e demais recursos que se interpelem entre as letras - explica o professor de português e de latim, Lucas Neves.

Já na matemática, o professor Gustavo Reis aponta para uma questão matemática interessante, envolvendo os palíndromos, a chamada conjectura palíndroma. Em matemática, conjectura significa uma verdade que ninguém consegue prová-la, mas ninguém apresenta uma contraprova. É exatamente o caso. A conjectura palíndroma indica que escolhendo qualquer número, escrevendo em ordem inversa, somando os dois números obtidos e, se preciso, repetindo a sequência, se chegará a um número palíndromo. Exemplos: 57+75= 132+231= 363 (palíndromo) ou 523+325= 848 (palíndromo).

Na próxima segunda-feira (3/2), um dia depois da data palíndromo, Reis fará uma live de 30 minutos para aprofundar o tema e dar exemplos. É possível acompanhar a explicação a partir das 18h18min pelo instagram @estudematematica, pelo Facebook: estudematematica e pelo Twitter: @estudemat.

— A gente começa a somar e não para. No caso da data específica deste domingo, não dá para bater o martelo totalmente sobre ser palíndromo. Se não colocarmos o zero na frente do dia e do mês, deixa de ser. Agora, se quisermos uma data totalmente palíndromo no calendário, teremos que esperar mais: 21/12/2112 — finaliza.

Curiosidades na língua portuguesa: 

O palíndromo mais antigo de que se tem registro é a sentença latina "Sator arepo tenet opera rotas", que significa algo como "O semeador mantém a rota com esforço". A frase, que possui cinco palavras com cinco letras, era inscrita em um quadrado e podia ser lida de diferentes formas e direções. Convém mencionar que não há registro, em latim clássico, do significado da palavra "Arepo", que pode, inclusive, ser um nome próprio.

Há um neologismo para descrever as pessoas que têm pânico de palíndromos: aibofobia. A palavra, ironicamente, é um palíndromo.

Há palíndromos simples e muito recorrentes em nosso cotidiano, como as palavras "ovo", "ele", "rir", "asa" e "osso". Existem também os mais complexos, como as sentenças "Roma é amor" e "A grama é amarga". Esta última, aliás, de autoria de Millôr Fernandes. Há os nomes "Ana", "Oto", "Mussum", "Natan", "Renner" e "Hanah".

FONTE: Lucas Neves, professor de português e de latim

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias