Domingo, 21 de Julho de 2019 - 21:25 (Artigos)

L
LIVRE

VIVA O NORDESTE! - POR JOSÉ DE ARIMATÉA DOS SANTOS

Quem não conhece o nordeste deve conhecer essa região. Pode até ir à praia. Da Bahia até o Maranhão, passando por Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí. Praias lindíssimas onde o clima ajuda.


Imprimir página

Falar da região nordeste é muito fácil, pois é uma região de uma beleza incomensurável, alegria perene e permanente do seu povo. E saibamos que um fenômeno climático e cíclico sempre está a rondar essa região. A seca. Já se foi dito que o sertanejo é um ser humano forte. Enfrenta a seca com altivez e só abandona sua terra nas últimas consequências. Migra. Vai viver em outras terras. Leva a força de seus braços e a intelectualidade.

Quem não conhece o nordeste deve conhecer essa região. Pode até ir à praia. Da Bahia até o Maranhão, passando por Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí. Praias lindíssimas onde o clima ajuda. Praias entre as melhores do mundo. Ah, pode-se também conhecer o interior do nordeste. Conhecer as cidades e suas manifestações de religiosidade e o folclore, o sertanejo com sua verve de receber bem os turistas. A cultura de cada lugar. O sotaque de cada estado, de cada região. Porque parece que o sotaque é mesmo, contudo há diferenças.

O nordeste tem grandes problemas, principalmente a falta de oportunidades para o seu povo. Falta investimentos ainda para essa região se desenvolver mais e diminuir a migração de seus filhos para outras regiões. Quanto a seca é possível minorá-la com investimentos na pesquisa e tecnologias do uso da água.

Por fim, fica difícil pra quem fala mal do nordeste, pois o brasileiro de outras regiões sabe ou deveria saber da história de luta e bravura dos nordestinos. Dragão do Mar ajudou para acabar com a escravidão, como também Zumbi dos Palmares e estão na história. Podemos citar Bárbara de Alencar e muitos que lutaram pelas liberdades. Que lutaram por um Brasil, pátria, pela unidade de todas as regiões para formar essa república. O nordeste merece respeito e muitos vivas!

*José de Arimatéa dos Santos, professor

Fonte: JOSÉ DE ARIMATÉA DOS SANTOS

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias