Quinta-Feira, 26 de Março de 2020 - 10:11 (Artigos)

L
LIVRE

VEJA COMO PREPARAR SEU CURRÍCULO

Preparar um currículo pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas está longe de ser a mais difícil.


Imprimir página

Hoje em dia conseguir um emprego é quase uma maratona e vai muito além do que ter qualificações para exercer determinada atividade. Acontece que os avaliadores recebem grandes pilhas de currículos todos os dias, então é preciso preparar um material diferenciado, para fazer com que o seu chame atenção em relação a tantos.

Preparar um currículo pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas está longe de ser a mais difícil. Com as nossas dicas vai ficar mais simples para você elaborar um destes documentos com a qualidade que ele precisa ter.

Como montar um currículo criativo?

Ter um currículo criativo pode ser um desafio, ainda assim, quem consegue montar da melhor forma tem mais chances de chamar atenção dos avaliadores. O contratante recebe diversos materiais, todos muito parecidos, a cada dia, então é preciso encontrar uma forma de se destacar neste meio.

Isso é ainda mais importante para algumas áreas, quem é designer, pessoas que trabalham com a comunicação e outros segmentos onde a criatividade é importante, devem apostar em um material diferenciado. Acontece que o CV pode ser o primeiro contato com o contratante, então é preciso causar uma boa impressão.

Apostar em cores diferentes do padrão pode ser uma alternativa interessante para chamar atenção. É possível que o avaliador goste e te chame para uma entrevista. Mas, lembre-se, faça isso apenas se a sua área permitir inovação.

O que é carta de apresentação?

A carta de apresentação é um documento que pode fazer parte do processo seletivo, ajudando os recrutadores a conhecerem um pouco mais sobre os interessados nas vagas ofertadas. Na maioria das vezes a carta de apresentação é entregue anexada ao currículo.

Nela é possível descrever de uma maneira breve quais são os seus principais objetivos e quais as suas qualificações, faça isso em três parágrafos. E não precisa escrever muito em cada um deles, já que isso certamente irá cansar o leitor, pessoa que você deve agradar.

Qual é a importância da carta de apresentação?

A carta de apresentação tem o objetivo de fazer com que o interessado seja visto com bons olhos pelo recrutador. Esse documento pode ser comparado com a vitrine de uma loja. Não perca essa oportunidade de vender o seu peixe, com ele você terá mais chances de conseguir aquela vaga que tanto procura.

É preciso saber a maneira correta de confeccionar esse material, que precisa conter informações relevantes sobre quem é você, as suas qualificações e quais motivações que fizeram ter interesse em trabalhar na empresa. O Adobe Spark, por exemplo, é uma ferramenta bem interessante para produzir uma destas e anexar ao currículo.

Se a vaga é destinada para uma função em serviços financeiros, então mostre as suas habilidades com matemática, se for para administração, mostrar organização é interessante. Existem diferentes maneiras de preparar a sua.

Outras dicas para conseguir um emprego

Temos outras dicas para passar em relação a arrumar um emprego, que vão além da preparação do currículo e da carta de apresentação.

Se você for chamado para uma entrevista, vá com uma roupa que esteja de acordo com a situação, calça jeans basta e só use camisa social se o cargo for mais sério, como vagas administrativas e afins.

As mulheres devem evitar decotes e salto muito alto, assim como roupas justas. Os homens podem utilizar tênis, não precisa ser sapato. As vezes, muita formalidade neste momento pode acabar com as suas chances.

Fonte: News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias