Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2019 - 17:19 (Geral)

L
LIVRE

USINA HIDRELÉTRICA JIRAU RECEBE ESTUDANTES DO IFRO

Grupo participou da visita institucional e conheceu as principais estruturas do empreendimento


Imprimir página

Estudantes do Curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho, visitaram a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau e conheceram as principais estruturas do empreendimento. O grupo foi recepcionado pela equipe do Setor de Relações Institucionais da Energia Sustentável do Brasil, que apresentou a Empresa e proporcionou aos visitantes a experiência de ver de perto o funcionamento da 4ª maior hidrelétrica do país. A atividade contribuiu para a formação dos alunos, dando oportunidade a 22 jovens de ver a aplicação prática dos conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Entre as estruturas visitadas, os estudantes estiveram na Casa de Força da Margem Direita, onde estão instaladas 28 das 50 turbinas, Sala de Controle, Área de Montagem, Subestação Isolada a Gás e Sistema de Transposição de Peixes II, pontode ondetiveram a visão panorâmica da UHE Jirau, percebendo a grandiosidade da construção.

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio do IFRO, Thaynara Melo, 17 anos,a visita possibilitou uma experiência única. “Gostei bastante de conhecer a Usina Jirau porque nos mostrou um panorama de como é a área técnica no mercado de trabalho e de que forma possivelmente iremos trabalhar. Pudemos ver o que tínhamos estudado na teoria, relacionado às instalações de alta tensão e às máquinas”, relata Thaynara.

De acordo com a professora da Disciplina de Desenho em Cad do IFRO, Márcia Sayuri, a atividade reforçou a importância da qualificação profissional. “O objetivo foi fazer essa relação com os estudos, no sentido de contextualizar as nossas disciplinas teóricas com a prática. Além de daro direcionamento e a noção do quão amplo é o mercado de trabalho para quem se forma em Eletrotécnica. Aqui os estudantes conheceram também a importância de Jirau para Rondônia e para todo o Brasil,com a geração de energia renovável e a realização de trabalhos sociais e ambientais”, destaca a professora.A visita foi concluída no Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, onde estão expostas as peças arqueológicas resgatadas durante a construção da UHE Jirau.

Sobre a Usina Hidrelétrica Jirau

A Usina Hidrelétrica Jirau é administrada pela Energia Sustentável do Brasil S.A. e está localizada no Rio Madeira, a 120 km de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Contém 50 turbinas, a maior do tipo Bulbo do mundo, com 75 MW de potência unitária, totalizando 3.750 MW de capacidade instalada e gerando energia limpa e renovável para atender mais de 40 milhões de pessoas.

Em setembro, a UHE Jirau completou seis anos de operação como a únicausina de grande porte com mais de 99% de disponibilidade para geração de energiaelétrica no Brasil.

Fonte: 010 - assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias