Segunda-Feira, 30 de Dezembro de 2019 - 06:13 (Colaboradores)

L
LIVRE

UMA CIDADE SUSPENSA? - POR ZECCA PAIM

Espero que os governantes olhem sim os pontos de alagamentos, que reforcem ou aumentem as manilhas e rede de esgotos, mas de nada adiantará, se nós também não fizermos nossa parte.


Imprimir página

Eu cheguei aqui em Porto Velho ha quase 20 anos, já rodei Norte, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste, e tem muita gente que aproveita uma chuva, torcem para chover, para tentar denegrir pessoas ou administrações.

Uma cidade igual Curitiba e São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória já alaga, imagine nossa Capital que teve um crescimento desordenado, que tem probemas de décadas, como disse, já rodei o Brasil todo, conheço todas Capitais e Grandes Centros e todo lugar com uma chuva dessa ha mais de 4 horas caindo água sem parar, vai ter pontos de alagamentos SIM!

Não existe Mágica, principalmente quando vivemos entre pessoas sem nenhuma higiene ou que pense no meio ambiente e limpeza.

Já cheguei a descer de meu carro em um sinal fechado, para pegar uma garrafa de água vazia, e um saco de salgadinho jogados por uma pessoa da alta sociedade dirigindo seu Jeep importado, peguei o Material/lixo, e joguei de volta dentro do seu carro luxuoso, mas claro, dei um sermão antes.

Assim é, com o sofá velho, a geladeira velha, as cadeiras, velhas, mesas e pneus. Aprendam uma coisa, a Educação tem de partir de cada um de nós.

Ví duas postagens ainda ha pouco falando de alagamento, pessoas que vivem numa redoma, as casas com mato quase tampando a frente de suas casas, porque conheço, pessoas que sabem que o problema de alguns de nossos pontos de alagamentos se arrastam a décadas, e que aproveitam de uma chuva torrencial, o dedo treme e corre para digitar na rede social que a culpa é de A ou B.

É impossível ter uma chuva desse tamanho e não haver ponto de alagação. Talvez suspender a cidade toda vez que formasse uma chuva seria o ideal, mas não tem jeito.

Vai chover sim, vai molhar sim, vai ter ponto de alagação daqui ha 500 anos e a água vai escorrer. Só espero que daqui 500 anos aprendamos a ser "humanos". Jogue lixo no lixo, recolham seus entulhos via empresa especializada. Não joguem lixo na Rua.

Vai na balada? Recolha sua lata ou garrafa em local apropriado, nao jogue papéis no chão, faça xixi no local certo no dia de carnaval, não jogue lixo na frente de sua casa.
Passem nas ruas de Porto Velho entre 05h as 9h da manhã a cidade estará um brinco, a rua chega parecer uma metrópole, passe depois das 9h depois que o ser "humano" começa a fazer uso, verão um verdadeiro chiqueiro.

Espero que os governantes olhem sim os pontos de alagamentos, que reforcem ou aumentem as manilhas e rede de esgotos, mas de nada adiantará, se nós também não fizermos nossa parte. 

Assim será daqui ha 500 anos, se não aprendermos a sermos HUMANOS. Caso contrário, o único jeito é uma seleção de pessoas Educadas, para vivermos em comunidade em uma cidade suspensa.

Visitem um final de festa, passem pela manhã no espaço alternativo, passem pela Carlos Gomes e Pinheiro Machado pós Carnaval e verão o que estou dizendo.


Por: Zecca Paim
DRT 1453 /RO.

Fonte: Zecca Paim - NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias