Quinta-Feira, 09 de Maio de 2019 - 14:07 (Colaboradores)

L
LIVRE

UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE PLANEJAMENTO ECONÔMICO – POR *NOEL LEITE DA SILVA

O sucesso de qualquer gestão, esta intimamente pautada e ligada às necessidades reais da sociedade frente as programações orçamentárias e financeiras.


Imprimir página

Contrariando as fortes influências políticas, envolvendo achismos e aventuras de assessores neófitos e desconhecedores das tecnicidades, no tocante às melhores práticas, estratégias e ações ao efetivo e verdadeiro planejamento econômico, temos a notória e incontestável figura do economista como planejador e executor, com formação e conhecimento dos enlaces envolvendo os conceitos básicos e técnicos de microeconomia e macroeconomia, dentre outras ferramentas úteis e fundamentais, os quais são pré-requisitos balizadores e norteadores de qualquer ação ou política desenvolvimentista planejada; sejam nas esferas Municipais, Estaduais ou Federal.

O sucesso de qualquer gestão, esta intimamente pautada e ligada às necessidades reais da sociedade frente as programações orçamentárias e financeiras, com a pitada mágica de um excelente planejamento e mapeamento das diversas possibilidades e cenários, o qual caberá ao gestor, a perspicácia na excelência e otimização dos recursos, com vistas a executar com precisão e eficiência o que foi planejado e demandado pela sociedade.

Participei recentemente de uma conversa,onde o assunto dominante foi a importância do planejamento, e ficou evidenciado os ruídos e rompimentos não saneados que interferem negativamente na execução e conseqüentemente no sucesso da gestão como um todo.

O economista é dotado de visão sistêmica de cenários e suas derivações podendo prever, calcular e otimizar ações que venham proporcionar e garantir crescimento sustentável da receita, enquanto muitos estão somente preocupados com cortes das despesas, e esquecem de diversos instrumentos técnicos, que antecedem ou precedem ações enérgicas.

O país está passando por um grandioso momento de reestruturação das contas nacionais, onde o ponta firme é o Economista e Ministro da Economia Paulo Guedes, que foi acertadamente escalado para tal missão, frente o grandioso e penoso desafio de reequilibrar as contas nacionais e dar sustentabilidade econômica e financeira ao país, o qual é auxiliado por uma excelente equipe técnica, e possuidor do aval Presidencial para tal missão.

Enfim, temos boas chances de grandes transformações benéficas a sociedade tanto na esfera Federal quanto Estaduais e Municipais, mas precisamos sensibilizar nossos políticos da real necessidade de bons planejadores e executores.

Noel Leite da Silva é Economista, Especialista em Planejamento Estratégico, Pós Graduando em Administração Pública, Pós Graduando em Contabilidade Pública.

Fonte: Noel Leite da Silva - NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias