Quinta-Feira, 12 de Março de 2020 - 15:15 (Comercio e Industrias)

L
LIVRE

UM SISTEMA PREPARADO PARA ATENDER A DEMANDA DOS EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES DO COMÉRCIO EM 2020

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Rondônia, tem acompanhado o crescimento do Governo, desenvolvendo ações, projetos e atividades para atender o seu público preferencial e a população em geral.


Imprimir página

*RanieryAraujo Coelho

O Governo Federal, no ano passado, fez o seu dever de casa, com a aprovação da Reforma Tributária. Os reflexos de sua ação já são observados no comércio, na construção civil, no setor imobiliário, automotor, serviços e eventos que apresentaram, até agora, um resultado melhor que no ano passado, aumentando aexpectativa de perspectivas melhores para a economia neste ano.  O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Rondônia, tem acompanhado o crescimento do Governo, desenvolvendo ações, projetos e atividades para atender o seu público preferencial e a população em geral. Com apoio do presidente da Confederação Nacional do Comercio- CNC, José Roberto Tadros, a Fecomércio juntamente com seus 12 Sindicatos Filiados proporciona através do Sesc e Senac, capacitação e melhor qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e população em geral, contribuindo para o desenvolvimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia.

A Fecomércio e seus 12 sindicatos realizam inúmeros trabalhos em prol da economia estadual. Eis algumas de suas principais ações e bandeiras: Alfandegamento do Aeroporto Internacional de Porto Velho, defesa na melhoria dos aeroportos do interior, redução da alíquota do querosene nas aeronaves, instalação do Sistema Elo – conectores de embarque e desembarque de passageiros no aeroporto da capital, Extensão da zona portuária, Revitalização dos centros comerciais de Porto Velho, Construção da ponte sobre o Rio Abunã, interligando Rondônia ao Acre e ao Peru, aumento do teto do Simples de R$ 1,2 milhão para R$ 3,6 milhões a micros e pequenos empresários, construção da Ferrovia da Soja, duplicação da BR-364 e revitalização da BR-319. A Fecomércio Rondônia também presta os seguintes serviços aos empresários: o REPIS - Regime Especial de Piso Salarial, um tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas, Certificação Digital, Certificado de Origem, Carta de Exclusividade, Saúde Ocupacional, negociação das Convenções Coletivas, promovendo ainda o cartão empresarial, que permite ao empresário e seus dependentes usufruírem das dependências e serviços da Fecomércio, do Sesc e Senac com preços diferenciados.

Ainda, por meio do Conselho de Turismo e Hospitalidade de Rondônia-CONETUR, atuamos na instalação da Primeira Estância Turística de Ouro Preto, no incentivo à gastronomia e na criação do prato regional “Pirarucu Rondon”, na implantação do Porto Velho Sport Fishing-  transformando Porto Velho na capital da Pesca Esportiva e, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente através do Programa Boas Práticas, na separação e coleta de resíduos sólidos.

SESC

O Serviço Social do Comércio – SESC, tem por finalidade estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do  padrão de vida dos trabalhadores do comércio e suas famílias, através de uma ação educativa que, partindo da realidade social do país, promove o exercício aos indivíduos e os grupos para adequada e solidária integração numa sociedade democrática, por meio de suas cinco áreas de atuação: Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Assistência. Com Educação Infantil, para crianças a partir dos 3 (três) anos e Educação Fundamental dos anos iniciais, 1º ao 5º ano e, via Programa SESC LER, com educação integralizada gratuita, aos jovens, adolescentes, adultos, idosos, grupos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências.

O SESC/Rondônia atua também com ações destinadas ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento de doenças, com serviços Odontológicos, Nutrição e Educação em Saúde. Na Cultura, desenvolve atividades de fomento à produção artístico-cultural e democratização do acesso amplo e irrestrito ao cinema, galeria, teatro, concertos, cursos, museus e bibliotecas. Com 05 unidades distribuídas em todo estado, destacamos a nova unidade Sesc Clementina em Ji-Paraná, com uma belíssima estrutura de esporte, restaurante e lazer. Além do programa LAZER na unidade recreativa Sesc Campestre com complexo esportivo, trilhas ecológicas e piscinas. No Restaurante Sesc Centro atendemos com o cardápio variado de segunda a sábado com preço acessível.  Já no Programa Assistência, desenvolvemos o Mesa Brasil, onde o Sesc arrecada e distribui, cerca de 55 toneladas/mês, atendendo 70 entidades e 20 mil cidadãos Rondonienses em situação de pobreza.

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, oferece cursos de aperfeiçoamento, qualificação profissional e habilitação técnica de nível médio e, no seu catálogo de cursos, apresenta variadas especializações profissionais nos segmentos de artes, beleza, comércio, comunicação, conservação e zeladoria, design, educacional, gestão, hospitalidade, idioma, informática, lazer, moda, produção de alimentos, produção de bebidas, saúde, segurança e social. 

Com a rede SENAC EAD, a Instituição oferece em um portal único cursos com a mesma qualidade pela qual é reconhecida em todo o país. O portfólio dos cursos à distância é composto hoje, por mais de 300 opções de cursos entre as modalidades livre, técnico, graduação, pós-graduação e extensão, formando em Rondônia, mais de 150 alunos entre cursos FIC, técnicos, de pós-graduação e extensão universitária.

O SENAC possui no Estado três unidades do projeto Senac-Móvel e ainda sete Centros de Educação Profissional localizados em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Por meio dessas ofertas o SENAC ajuda a formar profissionais competentes para o mercado de trabalho e incentiva o surgimento de novos empreendedores. Este leque de ações e de serviços demonstra que o Sistema Fecomércio/SESC/SENAC se encontra preparado para exercer plenamente seu papel de contribuir em prol do desenvolvimento das Empresas e do Estado de Rondônia em 2020.

*RanieryAraujo Coelho é presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Rondônia e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio – CNC.

Fonte: 015 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias