Terça-Feira, 03 de Maio de 2016 - 09:15 (Colaboradores)

L
LIVRE

TRÂNSITO EM PORTO VELHO – QUEM MORRE MAIS? POR QUE? LOCAIS E CONSEQUÊNCIAS

O índice de acidentes é maior no período diurno, horário em que as pessoas estão indo e voltando do trabalho, e se dá pela falta de sinalização e manutenção das vias.


Imprimir página

Ainda não houve melhora na malha viária, pontos de ônibus, linhas especiais, rota alternativa, política de transporte urbano, incentivo fiscal para expansão do comércio em geral e nos bairros, vias seguras para ciclistas, sinalização sincronizadas e campanhas educativas de trânsito em Porto Velho. Portanto, Quem morre mais? Por que? Locais e consequências.

EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO? Infelizmente, poucos fazem uso.

CAUSAS DO AUMENTO DE ACIDENTES

O aumenta da frota de veículos consequentemente aumenta os acidentes. Isso se dá, devido o modelo convergente de mobilidade urbana, pois tudo acontece no centro da cidade, o comércio, os empregos e os prestadores de serviços, todos convergem para a mesma área.

HORÁRIOS DE PICO E ACIDENTES COM VÍTIMAS

O índice de acidentes é maior no período diurno, horário em que as pessoas estão indo e voltando do trabalho, e se dá pela falta de sinalização e manutenção das vias.  

No ano de 2014 foram registrados no período diurno 2.524 vitimas e no noturno 1.264.

Desses acidentes das:

VÍTIMAS FATAIS – Homens – 64 / mulheres -10 / Jovens – 21 e outros – 38.

VITIMAS NÃO FATAIS – Homens – 3.845 / mulheres – 1.583.

CAMPEÃO DE VÍTIMAS * Motociclistas –  50 mortes no ano.

CONSEQUÊNCIAS

Sequelas permanentes.

Solução

Investir em trafego com melhoria na sinalização, pavimentação seria algumas alternativas, pois investir em trafego é investir  na vida e também  poupar recursos da saúde. Para cada via pavimentada e bem sinalizada menos acidentes são registrados e mais vidas poupadas.

O custo do acidente é alto

Sobrecarrega o sistema saúde, lotando as emergências, além da despesas geradas com o pagamento de auxílio acidente ou até mesmo, em casos mais extremos a aposentadoria por invalidez.

Locais com mais acidentes

  • Bairro Centro com 323;

  • Embratel com 224;

  • Nova Porto Velho com 220 acidentes.

Fonte: DETRAN/RO – 2014.

Indústria das Multas

A arrecadação gerada pela aplicação das multas é pouco ou nada revertida em melhorias do trânsito. Concluímos que se algumas medidas não forem tomadas, as projeções para o futuro apontam para o agravamento desta situação.

Gostou da matéria? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Comente ai embaixo, vamos dialogar a respeito do assunto. Quando mais ideias melhor. Conheça meu trabalho, visite o site Ary Gurjão. Siga nas redes sociais FacebookInstagram, Google Plus, Twitter e Youtube.

Fonte: ARY GURJÃO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias