Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019 - 14:06 (Eventos)

L
LIVRE

SETEMBRO AMARELO: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL MADEIRA-MAMORÉ REALIZA ATIVIDADES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO EM PORTO VELHO

Os transtornos mentais estão entre as principais causas que levam uma pessoa a cometer um suicídio.


Imprimir página

O projeto Canto Chão, realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Madeira-Mamoré (CAPS-Estadual), é uma oficina terapêutica de expressão artística onde pacientes e familiares participam uma vez por semana de atividades com o objetivo de compartilhar experiências que visam melhorar a  capacidade para lidar com situações inerentes ao transtorno sofrido, ou na confiança e alívio emocional.

“Os transtornos mentais estão entre as principais causas que levam uma pessoa a cometer um suicídio. Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do mundo. Além disso, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens, ficando atrás de acidentes de trânsito”, explica Daniel Amaral, diretor do CAPS.

Por causa da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, a atividade ocorreu com foco em orientações sobre os transtornos e como buscar ajuda.

A Secretaria de Saúde oferece apoio, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses e neuroses graves.

ENDEREÇOS

– CAPS Três Marias – Rua Equador n° 2103, Nova Porto Velho. Tel. 3901-2815

– CAPS AD – Av. Guaporé n° 3929, Flodoaldo Pontes Pinto. Tel. 3901-2877

– CAPS Infanto juvenil – Rua Matrinchã n° 665, Lagoa. Telefone -3901 2927

– CAPS MADEIRA-MAMORÉ – R. Elias Gorayeb, 2576 – Liberdade, Porto Velho – RO, 76804-010

Telefone: (69) 3216-7333

 

Dislene Queiroz

Fotos: Ítalo Ricardo

Fonte: Secom/gov-ro

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias