Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020 - 17:49 (Saude)

L
LIVRE

SESAU, UNIR E MPT FAZEM PARCERIA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES E FABRICAÇÃO DE MÁSCARAS E ALCOOL EM GEL EM RONDÔNIA

A parceria vai aumentar a quantidade de exames realizados no Lacen com estimativa de 50 a 200 por dia


Imprimir página

A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Universidade Federal de Rondônia (Unir/RO) e o Ministério Público do Trabalho de Rondônia e Acre (MPT) busca unir forças em prol do enfrentamento da Covid -19. Nesta terça-feira (7), representantes dos órgãos estiveram reunidos no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) para discutir as ações de enfrentamento.

Segundo o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, o cenário em Rondônia é positivo devido as ações antecipadas do governo do Estado, onde toda a ajuda é bem-vinda nesse momento.

“Essa parceria é muito importante pois permite que possamos aumentar o número de exames e obter resultados mais rápidos”, destacou o secretário.

Segundo o coordenador do Laboratório de Genética Humana (LGH) da Unir, professor Andonai Krauze de França, a universidade irá confeccionar máscaras de polímero e álcool em gel, usados na prevenção ao coronavírus.

“Nós fizemos um acordo de cooperação com o governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientificas (Fapero) e a Sesau. O governo disponibilizou a estrutura e o espaço, facilitando o controle de entrada e rastreamento das amostras. Dessa forma vamos ajudar na fabricação de itens de prevenção, e o laboratório disponibilizará toda a estrutura e pessoas capacitadas para realizar esses testes dentro do próprio Lacen, com uma estimativa de 50 a 200 testes por dia”, explicou o coordenador.

Ainda segundo ele, o MPT entrará com investimentos para a compra dos materiais usados. “Nesse momento que estamos vivendo é importante termos a participação dos entes públicos para que dessa forma possamos juntos conseguir atender a população e retomar o crescimento do Estado”, concluiu Andonai.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias