Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019 - 15:38 (Saude)

L
LIVRE

SEMSAU DE ARIQUEMES REALIZA CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E ENFERMEIROS DAS UNIDADES DE SAÚDE

Promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde, o curso desenvolve a qualificação para a atuação dos profissionais nas salas de vacina.


Imprimir página

Iniciou-se na noite de terça-feira (17) com encerramento na quinta-feira (19), uma capacitação aos técnicos de enfermagem e enfermeiros do município para a atuação nas salas de vacina, atualização de normas e procedimentos e conhecimento do calendário nacional de vacinação vigente, além de qualificar e reciclar os técnicos vacinadores. O curso é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), através do Departamento de Vigilância em Saúde.

"O Objetivo desse curso é o de requalificar e atualizar todos os técnicos de enfermagem e enfermeiros para atuarem em sala de vacina. Temos muitos profissionais que estão iniciando agora e vamos treiná-los também", explicou a Gerente de Vigilância em Saúde, Ândrea Gaspar.

De acordo com a Gerente de Vigilância em Saúde, o município possui uma defasagem técnico vacinadora, pois existem 11 salas de vacinas e apenas 14 técnicos vacinadores.

"Às vezes ficamos impossibilitados de realizarmos algumas atividades externas como montar salas de vacinas itinerantes por conta desse quantitativo. Portanto, essa capacitação servirá para requalificar os técnicos que já estão atuando, treinar novos técnicos como vacinadores e passar uma apropriação aos enfermeiros de que eles precisam ser supervisores da sala de vacina em que atuam", declarou.

Para Ândrea Gaspar, a comunidade será a maior beneficiada com o processo de capacitação, podendo causar uma maior procura nas campanhas de vacinação.

"Observamos que a cada dia, a população tem diminuído a procura pelas vacinas. Ariquemes tem alcançado as metas nas campanhas de vacinação graças ao empenho da equipe, especialmente aos vacinadores e com atividades itinerantes em pontos estratégicos da cidade", frisou.

O curso acontece no Centro Especializado em Reabilitação Belmira de Araújo, no Setor Institucional, das 18h às 22h.

Fonte: 010 - assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias