Quinta-Feira, 29 de Agosto de 2019 - 14:22 (Saude)

L
LIVRE

SEM REGISTRO EM RO, MINISTÉRIO VAI ENVIAR 15 MIL DOSES EXTRA DA VACINA CONTRA SARAMPO

A autarquia confirmou que não há nenhum registro da doença no território rondoniense, porém, 13 estados estão em situação de surto.


Imprimir página

Por Wanglézio Braga
da redação do NewsRondônia

O Ministério da Saúde (MS) informou que o Estado do Rondônia vai receber  15.335 doses de vacina contra o Sarampo. A meta é imunizar 13.941 crianças entre 6 a 11 meses nos próximos dias. Segundo o MS, a ideia é conter o avanço da doença no país por isso vai enviar doses extras para diversas unidades federativas. A autarquia confirmou que não há nenhum registro da doença no território rondoniense, porém, 13 estados estão em situação de surto.

Na tarde de ontem (28), o MS disponibilizou o Boletim Epidemiológico de sarampo. “O Ministério da Saúde está trabalhando para encerrar essa transmissão do vírus do sarampo com a maior rapidez possível, e assim, recuperar o certificado de eliminação do sarampo no Brasil. Para isso, a pasta tem atuado de forma integrada com os estados e municípios, para intensificar as ações de cobertura vacinal na rotina, além das vacinações de reforço nas crianças, que é a faixa etária com maior risco para complicação em decorrência da doença, e de bloqueio”, ressaltou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira durante coletiva. 

O Ministério da Saúde alertou os profissionais de saúde das redes pública e privada em relação à proteção e aos cuidados para evitar a propagação do sarampo nas unidades de saúde do país. Entre as orientações está que todos os trabalhadores dos serviços estejam vacinados; além da necessidade da oferta de treinamentos periódicos, em relação a segurança e riscos biológicos no trabalho; e remanejamento das gestantes que prestam assistência diretamente aos casos suspeitos e que não têm comprovação prévia de vacinação. A orientação faz parte de um conjunto de recomendações enviadas para às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

ESTADOS COM SURTO DE SARAMPO

Entre 02 de junho a 24 de agosto de 2019, o país confirmou 2.331 casos nos seguintes estados: São Paulo (2.299), Rio de Janeiro (12), Pernambuco (5), Santa Catarina (4), Distrito Federal (3), Bahia (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1), Goiás (1) e Piauí (1). Nesses dois últimos, os casos foram registrados em outros estados.  

Fonte: NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias