Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019 - 10:41 (Tecnologia)

L
LIVRE

SEGUNDA EDIÇÃO DO CIÊNCIA NA RUA SERÁ NO ESPAÇO ALTERNATIVO EM PORTO VELHO

O evento é gratuito e tem como objetivo levar ao público diversas atividades, com foco na popularização da ciência, orientações sobre prevenção a doenças e divulgação dos projetos desenvolvidos pela instituição no estado.


Imprimir página

Em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Fiocruz Rondônia realiza a segunda edição do “Ciência na Rua”. O evento é gratuito e tem como objetivo levar ao público diversas atividades, com foco na popularização da ciência, orientações sobre prevenção a doenças e divulgação dos projetos desenvolvidos pela instituição no estado.

Primeira edição do evento, realizada em 2018, reuniu pesquisadores e comunidade em locais diferentes (Espaço Alternativo e Porto Velho Shopping).

Para uma melhor aproximação entre pesquisadores e comunidade, o “Ciência na Rua” será realizado em datas e locais diferentes. No sábado (26), as atividades serão desenvolvidas no Espaço Alternativo, a partir das 17h. E nos dias 15 e 16 de novembro (sexta e sábado), na galeria de Arte do Porto Velho Shopping, localizado na avenida Rio Madeira, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Por conta do feriado de Proclamação da República (15 de novembro), as atividades iniciam às 12h, se estendendo até às 22h, e no dia 16 a programação obedecerá ao horário de funcionamento do shopping (das 10h da manhã às 22h).

De acordo com a vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz RO, Deusilene Souza Vieira Dall’Acqua, todos os 10 laboratórios da instituição estarão representados no evento, com ações direcionadas à comunidade em geral.

No Espaço Alternativo serão oferecidos testes rápidos, aferição de pressão arterial e tipagem sanguínea, além de orientações sobre acidentes ofídicos, insetos vetores, infecções fúngicas e bacterianas prevalentes na Amazônia e prevenção a doenças negligenciadas. Além disso, “na Mostra Científica, os visitantes poderão conhecer um pouco sobre a rotina dos nossos laboratórios, o que fazem os pesquisadores e quais projetos são realizados pela instituição com foco na redução de desigualdades e melhoria da qualidade de vida da população rondoniense”, enfatizou Deusilene Vieira.

Entre as novidades que atraem o público infantil está o Espaço Kids, com distribuição de balões personalizados, pipoca e atividades lúdicas voltadas às crianças, sempre valorizando temáticas que reproduzem as pesquisas desenvolvidas pela Fiocruz RO.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Outubro é o mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Diversas atividades são realizadas em todo o país, desde 2004, com a proposta de disseminar a cultura científica nas escolas, universidades, museus, instituições científico-culturais, comunidades e locais públicos.

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia irá ocorrer entre os dias 21 e 27 de outubro em todo o país e entre os motivos para a escolha do tema, destaca-se a busca pelo desenvolvimento sustentável baseando na invenção e no uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias