Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019 - 18:25 (Meio Ambiente e Ecologia)

L
LIVRE

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL CAPACITA TÉCNICOS DE SEUS ESCRITÓRIOS REGIONAIS DURANTE A RONDÔNIA RURAL SHOW

Além disso, um técnico da coordenadoria apresentou passo a passo como a vistoria deve ser realizada e alguns cuidados que os técnicos precisam ter, como a resolução da foto, documentação necessária e sancionou dúvidas dos presentes quanto às vistorias.


Imprimir página

O primeiro dia da 8ª Rondônia Rural Show, aberta oficialmente na quarta-feira (22), foi marcado por capacitações no estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) junto aos técnicos dos escritórios regionais (Erga) presentes na feira.

O início dos trabalhos se deu com a capacitação em vistorias de empreendimentos, administrada pelo coordenador de Licenciamento e Monitoramento Ambiental,Abimael Ribeiro, onde foram apresentadas questões fundamentais do licenciamento ambiental em diversos tipos de empreendimento, inclusive os que envolvem piscicultura. Além disso, um técnico da coordenadoria apresentou passo a passo como a vistoria deve ser realizada e alguns cuidados que os técnicos precisam ter, como a resolução da foto, documentação necessária e sancionou dúvidas dos presentes quanto às vistorias. O objetivo dessa capacitação junto aos Ergas é nivelar a forma de trabalho da Secretaria, de modo que um técnico de Machadinho d’Oeste trabalhe da mesma forma que um técnico em Porto Velho, e a mensagem da Sedam seja passada de forma unificada.

Além dos técnicos da Secretaria, as capacitações também contam com a participação de usuários dos serviços da Sedam e estudantes, que buscam entender melhor a forma como a Secretaria desenvolve os seus trabalhos.

Fora as capacitações, foi realizada uma apresentação pela Coordenadoria de Recursos Hídricos, na qual foi exposto conceitos básicos sobre Comitês de Bacias Hidrográficas, a importância da água e a forma como um comitê pode ajudar na sua preservação e com espaço para os questionamentos do público.

As atividades do dia foram encerradas com um mini-curso sobre o módulo do PRA (Programa de Regularização Ambiental) que compreende o conjunto de ações a serem desenvolvidas por proprietários e/ou possuidores rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental de seus imóveis rurais. Essas ações serão supervisionadas pelos técnicos da Secretaria, através desse módulo. Além de direcionada aos técnicos dos Escritórios Regionais da Sedam (ergas), a capacitação também é oferecida a profissionais e estudantes das áreas de agronomia, biologia, engenharia florestal, engenharia ambiental, gestão ambiental e técnico ambiental.

As atividades no estande continuam até o dia 25 (sábado) confira abaixo a programação da Sedam para os próximos dias.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias