Sexta-Feira, 22 de Maio de 2020 - 10:03 (Economia)

L
LIVRE

SAIBA COMO CONSULTAR O VALOR DO INSS QUE VOCÊ TEM NA SUA CONTA

Para acesso aos meios digitais, foi liberado o portal do "MEU INSS", local em que é possível efetuar diversos procedimentos de maneira virtual


Imprimir página

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue sem atender o público através de suas agências, de acordo com o decreto de estado emergencial de saúde devido à pandemia do coronavírus. Sendo assim, os aposentados e pensionistas devem ficar atentos na utilização de serviços digitais.

Para acesso aos meios digitais, foi liberado o portal do “MEU INSS“, local em que é possível efetuar diversos procedimentos de maneira virtual, sem ter que ir a uma agência. Os extratos de rendimentos, solicitação de novos auxílio, por exemplo, podem ser consultados no canal.

Dessa forma, o usuário deve ficar atento ao passo a passo para saber de informações importantes sobre o benefício, como por exemplo, o valor que é pago mensalmente pelo banco.

Nessa situação, o valor a ser retirado depende do próprio segurado. Ou seja, caso ele receba o valor de R$3 mil do INSS, ele pode retirar apenas R$1.500, por exemplo, ficando assim, um saldo em sua conta.

Sendo assim, os segurados podem ficar com dinheiro em conta, dependendo de sua movimentação mensal. Dessa maneira, é importante que o aposentado fique atento.

Consulta ao valor

Para consultar o valor de seu benefício, é necessário que o usuário acesse o “MEU INSS”. Se for o primeiro acesso ao portal, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e, após isso, efetuar o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres. Caso o segurado já tenha algum cadastro no portal, basta inserir os dados.

Ao logar no portal, para consultar o saldo, o contribuinte deve escolher “Extrato de Pagamento de Benefício”, que fica ao lado esquerdo da página, e, logo em seguida, emitir o documento.

Governo libera 2ª parcela do 13º salário do INSS

A antecipação do 13º salário do INSS foi uma das medidas tomadas pelo governo a fim de amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. A primeira parcela do benefício já foi paga entre 24 de abril e 08 de maio. Agora, a expectativa é pela segunda parcela, que já tem data para sair.

A primeira parcela do pagamento correspondeu a 50% do valor do benefício. A liberação d segunda parcela vai acontecer entre os dias 25 de maio e 5 de junho. Na segunda etapa, o valor a ser pago vai ter o descontos referente ao Imposto de Renda.

A data do pagamento do benefício do INSS vai variar conforme número final do benefício, sem considerar o dígito. Antes da antecipação do governo, a primeira parcela do 13º salário tinha costume de ser paga apenas no segundo semestre. No caso da segunda parcela, os valores são liberados normalmente apenas em dezembro.

Fonte: Saulo Moreira / Notícias concursos

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias