Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 - 14:14 (Colaboradores)

L
LIVRE

S.O.S Guajará Hotel - Por Anísio Gorayeb

As obras são: o Forum Ruy Barbosa (demolido), casas do Caiarí e os dois hotéis, Porto Velho Hotel e Guajará Hotel.


Imprimir página

No início da década de 50 foram construídos dois hotéis nos únicos municípios existente no antigo Território Federal do Guaporé. O Porto Velho Hotel na capital e o Guajará Hotel em Guajará Mirim.

O nosso antigo Porto Velho Hotel permanece sob responsabilidade da União e hoje abriga a Reitoria da Universidade Federal de Rondônia, a qual muito sabiamente, preserva até hoje suas características externas.

O Guajará Hotel, não teve a mesma sorte, passou para o acervo patrimonial do Estado de Rondônia e se tornou uma escola. Se bem que, assim como a Unir, até hoje vinha mantendo suas características originais preservadas.

Falo até agora, porque ontem recebi a informação, de que o atual governo pretende demolir o prédio do saudoso Guajará Hotel para construir uma escola moderna.

Porque não construir uma escola moderna em outro local, em vez de demolir esse antigo patrimônio do povo de Guajara Mirim, a nossa Pérola do Mamoré?

Já basta de apagar a memória do nosso povo, a população ordeira e trabalhadora daquele município, pelo qual brigo com unhas e dentes, afinal sou um Cidadão Guajaramirense, reconhecido por sua Câmara de Vereadores.

Fica aqui meu apelo, meu humilde pedido, para que nossas autoridades revejam a decisão de demolir esse IMPORTANTE prédio que faz parte da nossa história!

Na imagem abaixo, na campanha eleitoral para a única vaga de Deputado Federal no Território Federal do Guaporé em 1954, vemos um cartaz, onde o então candidato à reeleição Aluizio Ferreira, usava quatro obras importantes no Território, executadas durante seus dois mandatos como Deputado Federal (1947/1950 e 1951/1954).

Peço às pessoas que amam Guajará Mirim e amam Rondônia, para que compartilhem ao máximo para que chegue até nossas autoridades, para tentar sensibiliza-los a não demolir o antigo Guajara Hotel.

SOS GUAJARÁ HOTEL!

Um povo sem História é um povo sem Memória.

ANÍSIO GORAYEB

Fonte: News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias