Terça-Feira, 26 de Março de 2019 - 16:13 (Colaboradores)

L
LIVRE

ROTARY CLUBs DE PORTO VELHO E DISTRITO 4720, UNEM FORÇAS PARA SOCORRER OS ATINGIDOS PELA CHEIA DO RIO MADEIRA

O que a enchente destrói a Solidariedade constrói.


Imprimir página

Solidariedade, Servir, Comprometimento, Palavras-chave em qualquer sociedade, assumem importância ainda maior quando nos deparamos com qualquer calamidade Pública.

E este é o quadro vivido em Porto Velho, no Norte do país, mais precisamente em Porto Velho, onde centenas de famílias atingidas pela cheia do Rio Madeira, tiveram de deixar seus lares, principalmente ribeirinhos e moradores do baixo madeira.

Foi pensando em como ajudar os atingidos pela cheia, que o Rotary Club de de Porto Velho Rio Madeira, juntamente com o Rotary Club de Porto Velho (Distrito 4720), planejou a Ação Solidária de arrecadação de Água Mineral, foi às ruas, aos parceiros, aos amigos e aos próprios companheiros e arrecadou mais de 4.000 litros de água Potável (mineral), para os moradores atingidos pela cheia e que estão sem água para beber.

Os Rotary Clubs envolveram-se na solução do problema. Sua página no Facebook anunciou a crise e informava os pontos de Coleta e contato para doações dos produtos.

Em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Ação Social | SEMASF, na Capital de Porto Velho com o Secretário Claudi Rocha, e com entidades públicas e privadas, o Rotary Club de Porto Velho Rio Madeira, sugeriu ao Secretário que a Secretaria receberia as doações e se encarregaria junto à Defesa Civil de fazer a distribuição aos Ribeirinhos e a todos atingidos, a fim de racionalizar os recursos disponíveis, escassos ante a demanda.

O Rotary faz parte da parceria desde os primeiros momentos, coordenou toda a ação um trabalho humanitário, fundamental neste momento, Os rotarianos entendem o processo e, como sempre, fizeram acontecer.

Ontem, segunda feira, 25/03, foi o dia escolhido pelos rotarianos para a entrega da água arrecadada, e foi um momento impar de muita alegria e solidariedade.

“Ficamos imensamente felizes e gratos com a realização de mais essa ação, a Secretaria sozinha não tem forças suficientes para chegar tão longe, por isso contamos com o apoio de parceiros como o Rotary Club, que sempre tem nos ajudado em caso de calamidades como essa”, disse o Secretário Claudi.

Já para a Secretária Adjunta da SEMASF, Ana Maria Negreiros, o Rotary Club tem papel fundamental na Sociedade, e que o trabalho de voluntariado nas ações sociais, tem ajudado muito a minimizar o sofrimento de quem mais precisa neste momento.

Almerinda Ribeiro, Presidente do Rotary Club de Porto Velho Rio Madeira, fez a entrega oficial da água, uma entrega Simbólica já que durante todo dia as doações do Rotary Club permanecerão, e disse que: “para nós rotarianos é motivo de alegria e muita honra poder colaborar com as pessoas que passam por esse momento em nossa Capital, agradeceu aos parceiros e amigos do Rotary que tem colaborado com as ações rotárias, todas as nossas ações sociais, são em benefício da comunidade, e que, com essa ajuda dos rotarianos, esperamos amenizar o sofrimento daqueles que neste momento passam por dificuldade, parabenizou e agradeceu o Secretário pela parceria em nome de todos rotarianos”, disse ela.

O presidente do Rotary Club de Porto Velho, Helber Litelto Araujo, disse que: "esse tipo de ação que é realizada pelos dois Clubs neste momento de crise em Porto Velho, onde o número de desabrigados é muito grande, e a gente vê uma dificuldade enorme nas famílias para água, alimentos, roupas, e etc é muito importante, assim a parceria dos Rotarys neste momento de dificuldade é importantíssima, ajudar a quem realmente necessita de nosso Serviço Social".

Para os rotarianos ações como essa os permite viver na prática o que o seu fundador Paul Harris definira a mais de cem anos como lema para o que seria o maior clube de serviços do mundo: ‘Dar de Si antes de pensar em si’.

Com ações como esta, o Rotary Club desenvolve nas pessoas o Espírito Solidário e da responsabilidade com o próximo, e consequentemente alertá-los que as uniões de inúmeras pessoas podem resultar em uma ação do bem.

Lembramos que a qualquer tempo é tempo de doar. Procure a SEMASF no Centro da Capital e ajude você também, a Secretaria fica na Av. Pinheiro Machado, 1718, Bairro São Cristóvão. Fones (69) 3223-0064/3864 e (69) 98473-2722

Venha nos conhecer. Nós somos Rotary. Nós somos #PessoasEmAção

Por Zecca Paim – Imagem Pública do Rotary Club de Porto Velho Rio Madeira
DRT 1453/RO

Fonte: Zecca Paim - NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias