Terça-Feira, 10 de Julho de 2012 - 08:07 (Colaboradores)

RH ESTRATÉGICO, por Liane Fainelo

Aumentar a produtividade, as vendas, o lucro, o retorno do investimento


Imprimir página

Nesta edição falaremos mais uma vez da importância do RH nas organizações , mais especificamente do RH estratégico. Abordando ainda o fator Treinamento, tão discutido nas organizações.

Para a ISO 10015, o treinamento deve ser planejado e desenvolvido para atingir, entre outros, os seguintes resultados estratégicos.

Aumentar a produtividade, as vendas, o lucro, o retorno do investimento;

Reduzir custos, desperdícios, acidentes, rotatividade do pessoal, e Melhorar continuamente a Gestão da Qualidade.

A Norma 10015 deixa claro que o treinamento é um investimento e não uma despesa, e que, portanto, deve ser desenvolvido com o objetivo de obter resultados significativos e mensuráveis.

Mas como ter eficiência em treinamento?

”Os objetivos do treinamento têm que estar de acordo com a estratégia da organização”.

Mas como os gestores de Rh poderão aplicar um treinamento de acordo com a estratégia da organização se na maioria dos casos eles não sabem qual e a estratégia da organização....

Organizações  que desejam ser competitivas no mercado que atuam, terão que aprender a serem  ESTRATEGICAS, e para isso a principal ferramenta  não será apenas dinheiro, tecnologia.. Mas PESSOAS. Pessoas altamente capazes, comprometidas  com o objetivo da organização. Por isso  o processo de inovação do RH e Urgentíssimo. O gestor de Rh Estratégico teve ter uma cadeira ao lado da presidência, Sem foco na estratégia, não há como alinhar a gestão de pessoas com os objetivos organizacionais. As grandes organizações que implantaram o Rh Estratégico não tomam nenhuma decisão sem o conhecimento do gestor de RH, Em contrapartida o Profissional em Gestão  estratégica de RH deve possuir um amplo conhecimento da organização.

* Entender o  negócio– Conhecer  o mercado, cenário econômico e processos da empresa.

*Ter Foco em resultados –eficiência  e também eficácia.

*Objetivos e Metas - sabem onde querem chegar.

*Ter Visão Sistêmica –Conhecer  a empresa como um todo e tomar  decisões pensando nos impactos que podem ser gerados na empresa.

*Métricas de RH­ -Gestão baseada em fatos e usa indicadores para diagnosticar oportunidades e avaliar resultados.

*Projetos Proativos –Implantar projetos e programas que surgem a partir de suas próprias percepções.

*Confiança das pessoas e dos gestores As pessoas e os gestores da empresa confiam nas ações do RH porque sabem que proporcionam resultados positivos.

Para serem estratégicos, os profissionais de RH precisam desenvolver as competências necessárias para implementar a Norma ISO 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento – e outras Boas Práticas de RH.

“Tecnologia hoje é commodity. O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios.” (Mário Sérgio Cortella)

Fonte: Liane Fainelo

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias