Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019 - 14:53 (Educação)

L
LIVRE

QUER ESCREVER UMA BOA CONCLUSÃO NA REDAÇÃO DO ENEM, CONFIRA DICAS

Manual é disponibilizado pelo Inep


Imprimir página

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das partes mais temidas pelos participantes. Zerar o texto é garantia de não poder se candidatar aos programas educacionais do governo federal como o ProuniFies e Sisu, e não utilizar o resultado da avaliação para outras formas de ingresso no ensino superior. Estudantes devem estar atentos para, além de escrever uma boa introdução, caprichar também na conclusão da redação.

No geral, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma solução para o problema, mostrando resultados. Essa é uma das competências avaliadas pelos corretores.

Não é necessário se preocupar com uma escrita rebuscada, o interessante é que seja clara e concisa. Se estiver em dúvida de como se escreve uma palavra, o melhor é mudar, pensar em um sinônimo, por exemplo. Também evite o uso de clichês para finalizar o texto como: “concluindo” ou “finalizando”. Use uma oração coordenada conclusiva.

Manual de Redação do Enem

Em todas as edições do Enem, o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, divulga a Cartilha de Redação do Enem. O material contém orientações sobre como funciona a redação, o que é avaliado, quais as competências exigidas, além de redações de participantes que conquistaram a nota mil.

Fonte: 015 - Educa Mais Brasil

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias