Quinta-Feira, 24 de Maio de 2012 - 11:59 (Colaboradores)

QUAL A IMPORTÂNCIA DO DEPTO. DE RH NAS ORGANIZAÇÕES?

“Qualquer que seja o porte, toda empresa terá a sua cultura organizacional que comandará sucessos e insucessos”


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Gestão de Pessoas é  um processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão. Gestão de Pessoas. Gestão do conhecimento, capital intelectual e competências. Andam juntos, Alinhados a alta diretoria torna a empresa  muito mais competitiva.

 Conhecimento :

                              A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas,

                              tem como objetivo organizar de forma estratégica os

                              conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos  

                              externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio

Capital Intelectual :

                                É um processo de identificação e compartilhamento

                               dos conhecimentos dos colaboradores em  uma

                               Organização, visando maior produtividade e lucratividade


Competências :
                             
                              Identifica as competências conhecidas pelas siglas CHA.

                  (conhecimentos, habilidades e atitudes) que são

       estratégicas ao negócio,busca-se desenvolver as    

       competências dos colaboradores,colocadas em ação,  

       agregam valor ao negócio

Robert W. Woodruff, ex-diretor executivo da Coca-Cola diz, “são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem-sucedidas ou quebrar”.

A gestão de Pessoas tem sido um dos principais pilares nas organizações, pois busca pela excelência de organizações bem sucedidas, retenção de talentos e capital intelectual. E uma das áreas que mais tem passado por transformações nos últimos anos. As empresas pequenas e media que buscam se firmar no mercado visando qualidade, competitividade e excelência, vem investido fortemente neste setor, pois acreditam que a organização  somente crescera se os colaboradores visualizarem  seu crescimento dentro da organização. Quando citamos as pequenas as medias, e porque as grandes empresas já tiveram esta visão algum tempo atrás e investiram no processo , por isso hoje são grandes. Basta analisar como funciona o departamento de Rh das  grandes empresas.

O gestor de RH Tem o papel de suma importância  para o sucesso da atividade empresarial,Pois ele tem a responsabilidade  de Orientar e treinar os lideres de uma organização, sendo que estes  também desempenha um papel fundamental na arte de influenciar o comportamento dos  demais colaboradores.

Gestão de pessoas não é algo complicadode se fazer., o difícil mesmo é a mudança de mentalidade, principalmente de quem está no poder dentro desse sistema.

Na próxima coluna falaremos do RH Estratégico,Muitas empresas falam a respeito, mas pouquíssimas sabem praticá-lo.

Ate breve.

Fonte: Liane Fainelo

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