Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019 - 10:14 (Turismo)

L
LIVRE

PREMIAÇÃO DE TURISMO MOVIMENTA PACATA CIDADE DO VALE DO GUAPORÉ

O município de Costa Marques, a 720 quilômetros de Porto Velho teve um final de semana movimentado.


Imprimir página

O município de Costa Marques, a 720 quilômetros de Porto Velho teve um final de semana movimentado. Hotéis e pousadas ficaram lotados com a presença de mais de 500 pessoas. O concurso de Redação de Turismo, realizado pelo Governo do Estado, através da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), entre os alunos que cursam o Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino foi o motivo da visita massiva à pacata cidade.

Alunos, professores e outros visitantes enfrentaram até 10 horas de ônibus para participar da etapa de premiação do concurso, que aconteceu na manhã de sábado (19) no Forte Príncipe da Beira, cerca de 30 quilômetros do município.

O Governo do Estado contou com a parceria do Exército Brasileiro que montou tendas em frente à entrada da Fortaleza para acomodar os visitantes e autoridades estaduais e municipais que foram prestigiar o evento.

Os militares do 1º Pelotão Especial de Fronteira prestaram honras ao Comandante da 17ª, general de Brigada Luciano Batista Lima, que visitou o Forte Príncipe pela primeira vez após assumir o comando da 17ª Brigada. O general parabenizou os militares por garantir a guarda da região fronteiriça e destacou a importância do projeto de turismo para manter viva a história do Brasil e do patriotismo.

Estudantes de várias escolas do Estado prestigiaram o evento de premiação

Após as honrarias militares foram anunciados os nomes dos seis estudantes, vencedores do concurso de redação, entre os mais de 200 participantes. Seis alunas obtiveram pontuação acima de nove, de acordo com os critérios e o crivo dos professores estaduais selecionados para avaliarem a produção escrita.

A aluna Letícia de Sá Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Lourenço Gusmão, do Município de Vale do Anari, teve a maior nota, 9,8.

O segundo lugar com 9,6 foi para Geovana Barros Ferreira de Porto Velho, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães.

A estudante Yasmin Mendes Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão de Solimões, também da capital ficou em terceiro, com a nota 9,5.

A quarta colocação foi para Latipha Lorayne Estephany Ferreira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Goretti, do município de Nova União com pontuação de 9,4.

Com 9,3 pontos, obtendo o quinto lugar no concurso, Gabrielly Maria de Souza da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Euclides Barbosa de Vilhena.

A aluna Jayne Barbosa da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Darcy da Silveira de Costa Marques foi a sexta colocada com nota 9,2.

Finalistas do concurso Redação Turismo

A vencedora do concurso teve a oportunidade de ler a redação de 25 linhas onde fez um breve tour de Porto Velho ao Forte Príncipe descrevendo os aspectos históricos e turísticos, chamando os leitores para vivenciar a experiência in loco. “Eu não espera vencer o concurso. Pensei que poderia estar entre as classificadas, mas vencer, nunca passou pela minha cabeça. Estou muito feliz em representar a classe estudantil e agradeço a minha professora que me incentivou a ser confiante”, declarou Letícia.

“O concurso de redação de turismo sacudiu a classe estudantil do Estado nos últimos meses. Isso faz parte do Plano Estratégico do Governo Marcos Rocha, que é trabalhar o turismo receptivo, motivando os rondonienses conhecerem os pontos e atrativos turísticos do próprio Estado”, ponderou José Jodan.

“Importante destacar a parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Exército Brasileiro e das prefeituras para a realização desse evento. O Governo do Estado, por meio da Setur, busca a valorização da nossa cultura, da nossa história para que Rondônia seja mais conhecida dentro e fora do país. Os primeiros passos para isso tem sido dado”, salientou Gilvan Pereira, superintendente da Setur.

Encerrando as atividades, acompanhados por militares, os alunos e visitantes conheceram a parte interior da histórica fortaleza.

Vice-governador José Jodan fez um sobrevoo pela região do Forte Príncipe na companhia do superintendente da Setur, Gilvan Pereira, do general Lima e das finalistas do concurso

Abordo das aeronaves da Força Aérea, e do Corpo de Bombeiros, o vice-governador, José Jodan, o general Lima e as seis finalistas do concurso sobrevoaram a região do Forte Príncipe. Uma experiência a mais os tripulantes.

“Eu já conhecia o Forte Príncipe, mas nunca viajei de avião. Foi uma experiência incrível, fruto do meu esforço e dedicação” comentou Latipha Lorayne.

“Foi muito bom ver de cima a Fortaleza, a paisagem da região. Deu para ver as prainhas que se formam nesta época do ano no Rio Guaporé”, observou Gabrielly Maria de Souza.

De acordo com o superintendente da Setur Gilvan Pereira, a próxima etapa será a redação de turismo em Porto Velho, prevista para novembro, onde alunos dos demais municípios do Estado terão oportunidade de conhecer a capital, Porto Velho.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias