Quinta-Feira, 02 de Junho de 2016 - 09:38 (Colaboradores)

L
LIVRE

PREFEITURA DE PORTO VELHO IGNORA AS ILHAS DE CALOR E CAUSA DANOS A SAÚDE

Para agravar este desconforto, a Prefeitura de Porto Velho ao invés de plantar árvores que proporcionaria sombra, ela não planta ou planta árvores inadequadas que não diminuem as ilhas de calor


Imprimir página

Para entendermos melhor este fenômeno climático, podemos usar como exemplo a cidade de São Paulo que é considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas.

A origem das ilhas de calor decorre da simples presença de edificações e das alterações das paisagens feitas pelo ser humano nas cidades. A superfície urbana apresenta particularidades em relação à menor capacidade térmica e densidade dos materiais utilizados nas construções urbanas: asfalto, concreto, telhas, solo exposto, presença de vegetação nos parques, ruas, avenidas, bulevares e também à impermeabilização da superfície do solo que implica aumento da velocidade do escoamento superficial da água de chuva e maior risco de cheias das baixadas, várzeas etc.

Para agravar este desconforto, a Prefeitura de Porto Velho ao invés de plantar árvores que proporcionaria sombra, ela não planta ou planta árvores inadequadas que não diminuem as ilhas de calor. Esta ineficiência traz, péssima qualidade de vida a todos os moradores, várias outras doenças, pele, agravamento respiratório, sensação de mal-estar etc.

Medidas para evitar a formação das ilhas de calor urbanas: ICU Plantio de árvores em grande quantidade. Criação de parques e preservação de áreas verdes.

Há um contraste térmico entre a área mais centrais com poucas ou sem árvores e periféricas com abundância. A exemplo no centro de Porto Velho a temperatura chega acima de 40 graus enquanto a região próxima ao Cemitério do Santo Antônio reduz para 36 graus.

Indicamos aos leitores entrar no Google Maps e ver que a cidade de Porto Velho é completamente carente de arborização.

Gostou da matéria? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Comente aí embaixo, vamos dialogar a respeito do assunto. Quando mais ideias melhor.

Fonte: ARY GURJÃO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias