Sexta-Feira, 27 de Setembro de 2019 - 17:15 (Cidades)

L
LIVRE

PREFEITURA DE ARIQUEMES CRIA ‘IDEBINHO’ PARA ALAVANCAR ÍNDICE DE APRENDIZADO DOS ALUNOS

Personagem lúdico foi apresentado aos alunos oficialmente nesta sexta (27), durante evento sobre o movimento "Rondônia Pela Educação".


Imprimir página

Na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou a apresentação oficial do Idebinho durante um evento na Escola Municipal Eva do Santos para a comunidade escolar presente. O evento debateu sobre as ações desenvolvidas na Rede Municipal em parceria com o movimento "Rondônia Pela Educação".

O personagem lúdico criado pela SEMED foi desenvolvido para estimular um melhor aprendizado e confiança dos alunos para as avaliações externas, visando a elevação do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental.

Segundo a Secretaria da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus, o trabalho da equipe da secretaria foi essencial para a criação do Idebinho em prol dos alunos que realizarão as provas.

"Com esse envolvimento dentro da secretaria, criamos o mascote para que a gente o levasse para as escolas, chamasse a atenção e mobilizasse os nossos alunos para esse importante momento que teremos, que é a Prova Brasil. Com a motivação desses alunos, a gente acredita que eles possam ter um olhar mais comprometido com todas as nossas ações desenvolvidas, para que assim, consigamos melhores resultados e ter êxito em ultrapassar a nossa meta do IDEB", destacou.

A Prova Brasil, que serve para avaliar o rendimento da educação pública no país, acontecerá entre os meses de outubro e novembro de 2019. Obtendo notas acima da média proposta há dez anos no IDEB do 5º Ano do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Ariquemes pretende um resultado ainda mais positivo nas duas categorias.

Em busca dessa elevação nas notas do IDEB e o de influenciar positivamente os indicadores de aprendizagem na cidade, a SEMED de Ariquemes aderiu em fevereiro de 2019 ao movimento "Rondônia Pela Educação", que é idealizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, composto pela FIERO, SESI, SENAI e IEL.

Para o Prefeito Thiago Flores, o Idebinho servirá para criar uma identidade dos alunos com o Executivo Municipal e incrementar as políticas públicas, no âmbito da educação.

"Tenho certeza que essa maneira lúdica fará com que nossos alunos sintam cada vez mais pertencentes à essa realidade, de que eles são peças fundamentais para a melhoria do nosso ensino fundamental. O Idebinho veio nesse sentido, para criar toda uma atmosfera positiva e esperançosa de melhorarmos ainda mais o índice do IDEB nessa próxima Prova Brasil", enfatizou.

O evento aconteceu na Escola Municipal Eva dos Santos, e teve a presença de alunos da instituição e das escolas Aldemir Lima Cantanhede, Pedro Louback e Mário Quintana. A Escola Eva dos Santos obteve a melhor nota do IDEB de Ariquemes na Prova Brasil de 2017, obtendo a média de 7.5, quando o proposto era de 6.2.

VISÃO DOS ALUNOS

Os estudantes gostaram bastante do novo mascote, com o propósito de alavancar o aprendizado. O aluno João Vitor de Oliveira Miranda, do 5° Ano do Ensino Fundamental da Escola Eva dos Santos, enxerga o Idebinho como um super-herói para estimulá-lo em conseguir um futuro melhor através dos estudos.

"O Idebinho é muito legal, ele mostra para mim que tenho uma possibilidade de ter uma coisa muito grande no meu futuro. Eu sinto que eu posso ter uma capacidade maior do que eu já tenho", exclamou.

AÇÕES REALIZADAS PELA SEMED

Contribuindo com o alcance das metas elevadas, a SEMED vem desenvolvendo diversas ações como o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Um Olhar Para a Educação: Consolidando Saberes, Nas Ondas da Leitura, entre outros.

Em custo zero para o município, por meio da parceria com o movimento "Rondônia Pela Educação" e SICOOB, os alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal receberam apostilas com conteúdo diversificado para prepara-los às avaliações externas.

Fonte: 010 - assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias