Sabado, 22 de Fevereiro de 2020 - 10:06 (Meio Ambiente e Ecologia)

L
LIVRE

PORTO VELHO SHOPPING REFORÇA AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE E RECICLA 38% DE LIXO PRODUZIDO

Quatro novos pontos foram criados para receber o lixo reciclável dos clientes.


Imprimir página

Em 2019 o Porto Velho Shopping administrado pela Ancar Ivanhoe, reciclou 38% do lixo produzido no empreendimento. Entre os projetos está o Ecoponto, que neste ano ganhou reforço. Quatro novos pontos foram criados para receber o lixo reciclável dos clientes.

O novos pontos de coleta estão localizados no Acesso F, próximo a escada rolante da Polo Wear, ao lado da loja Track e Field e no 2º piso, ao lado da Studio Z. Eles estão preparados para colher tampa plástica , lixo eletrônico, capsula de café e pilhas e baterias.

Para o superintendente do shopping, Cássio Mendonça, a iniciativa faz parte da responsabilidade da companhia com o desenvolvimento sustentável através da importância da reciclagem.

"Os nossos projetos impactam expressivamente no reaproveitamento do lixo gerado mensalmente. Nossa intenção é aumentar ainda mais os número dos resíduos reciclados", disse Mendonça.

Conheça nossos projetos sustentáveis

Fábrica de Sabão

A Fábrica de sabão foi o primeiro projeto de sustentabilidade que o shopping implementou, desde 2017. O óleo coletado dos restaurantes da Praça de Alimentação somam mais de 27 mil litros. Deste óleo são reaproveitados 10%, para confecção de sabão em pedra e as velas.

Compostagem

A compostagem é feita através da coleta de restos de comida in natura como, frutas, legumes, verduras, borra de café, folhas secas e grama cortada, dos lojistas parceiros. A coleta começou em janeiro de 2018 com dois restaurantes para experimentar a compostagem. Em 2019  foram 6 toneladas de adubo composto.

Horta Orgânica

Em 2018 iniciou o projeto de horta, baseado na compostagem de alimentos da praça de alimentação. São 15 canteiros de horta com capacidade total de 3 mil mudas de hortaliças.

Bituca de Cigarro

Em março de 2019 iniciou a reciclagem de bituca de cigarro. Os pontos de coleta estão em todas as entradas do shopping. As bitucas são enviadas para uma empresa especializada que a transforma em celulose.

Ecoponto

Implantada em janeiro de 2019, para a comunidade participar na Coleta Seletiva a loja está localizada ao lado da Praça de Alimentação Calama, no 2º piso. Nela são divulgados os projetos e disponibilizados sabão e hortaliças produzidas no shopping.

Pilhas e Baterias

Já foram recicladas mais de 290 kg de pilhas e baterias. O shopping coleta esse material e envia para a empresa de destinação correta. Ponto de coleta: Loja Sustentável.

Capsula de café

O shopping utiliza o pó concentrado na capsula para a compostagem e o recipiente para artesanato e produção de vela e sabão. E já foram reciclados mais de 124 kg, em 2019. Ponto de Coleta: Loja Sustentável.

Lâmpadas

As lâmpadas utilizadas em todo o shopping que já não servem para uso são destinadas a empresa de reciclagem. Só em 2019 foram enviadas mais de 1.800 unidades de lâmpadas queimadas.

Visitas guiadas

O último projeto implantado foi a visita guiada. Alunos podem agendar para  conhecer todos os projetos de sustentabilidade e disseminar a importância do cuidado com o meio ambiente. Para agendamento o cliente pode entrar em contato pelo número (69) 99981-7985.

Fonte: News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias