Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019 - 16:50 (Geral)

L
LIVRE

PORTO VELHO É A CAPITAL DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E EMERGÊNCIAS

A programação do evento continua nesta sexta-feira, 6, a partir das 19h, com a palestra sobre “A proteção contra incêndio nas edificações”, com o engenheiro Telmo Brentano.


Imprimir página

O 1º Seminário de Segurança Contra Incêndio e Emergências, ocorre de 5 a 7 de dezembro, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, tem como objetivo de debater a legislação e as normas técnicas referente à segurança contra incêndio e emergências em prédios particulares e públicos.

O evento é organizado pelo Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (CBM) e tem a finalidade de conscientizar empresários, estudantes de engenharia e arquitetura, engenheiros, arquitetos e bombeiros militares quanto à legislação.

A abertura do seminário na quinta-feira, 5, contou com mesa de autoridade e duas palestras, uma sobre a “Evolução da legislação estadual de segurança contra incêndio”, ministrada pelo coronel BM Gilvander Gregório de Lima e a outra a respeito da “Atuação do serviço de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia”, apresentada pelo major BM José Constantino da Silva. Após as palestras teve momento para interação com os participantes, os quais fizeram questionamentos sobre os temas apresentados.

Segundo o Major Bm José Constantino da Silva, a finalidade do seminário é implementar a cultura de prevenção contra incêndio, “queremos combater a ideia de que o bombeiro só apaga fogo, mas que trabalhamos preventivamente para evitar qualquer incidente por meio de ações de prevenção e conscientização da sociedade,” destacou Constantino.

A programação do evento continua nesta sexta-feira, 6, a partir das 19h, com a palestra sobre “A proteção contra incêndio nas edificações”, com o engenheiro Telmo Brentano. 

No sábado, dia 7, a programação inicia às 8h, com palestra a respeito do Incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo, e a Legislação de segurança contra incêndio” ministrada pelo tenente BMSP, Aaran Estevão Lima Barbosa.

Às 10h palestra sobre “Segurança contra incêndio e emergências em edificações de reunião de público”, com o tenente coronel BMRS Luiz Carlos Neves Soares Júnior.  E às 11h30, inicia o intervalo para o almoço, retornando às 13h30, com Palestra do engenheiro e sobrevivente da boate kiss, Emanuel de Almeida Pastl com o tema “Relato de um sobrevivente da tragédia da boate kiss”. 

Às 15h, o tema será “ Principais sistemas de proteção contra incêndio (IT-18 à IT-22)”, ministrada pelo tenente BM Sérgio Felipe Furukawa. 16h45 inicia a palestra, “Gás liquefeito de petróleo”, com o sargento BM Ronaldo Silva Moitinho.  E encerrando as palestras, o sargento BM Cleidson Bruno de Abreu Coelho Barreto, fala sobre “Parâmetros de vistoria”.

Para o major BM Constantino descreveu que a nossa legislação, a Lei Nº 3924 DE 17/10/2016, vem após o incidente ocorrido na boate kiss, e está mais rígida, exigindo mais ferramentas e sistemas de controle de incêndio. “O seminário serve para difundir as exigências da legislação e a conscientização dos empresários, profissionais e técnicos quanto à adequação”, explicou o major. 

Além disso, Constantino explicou que o evento deverá se repetir a partir de 2020, buscando trazer a discussão sobre as legislações e suas alteração ao cotidiano dos profissionais responsáveis pelos empreendimento.

Fonte: Secom

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias