Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019 - 09:43 (Curiosidades)

L
LIVRE

PASSADO NO PRESENTE NEWS RONDÔNIA COM VICK BACON: 20 DE SETEMBRO

1973: Nascia o celular.


Imprimir página

Em 20 de setembro de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983. Este celular marcou a primeira geração.

Em 1991, houve a primeira transmissão do novo formato digital de sinal digital de celular, o 2G. Além de conversas, o novo padrão também possibilitava troca de mensagens através do serviço SMS. Em 1993, foi lançado o IBM Simon, que reunia recursos de celulares e PDAs com tela sensível ao toque, e que é considerado o primeiro smartphone. O novo padrão variado do 2G (chamado de 2.5G) adicionou o acesso à internet por telefone celular pelo padrão GPRS. Em 1998, foram disponibilizados os primeiros conteúdos disponíveis para download na Finlândia e, em 1999, o primeiro serviço completo de acesso à internet no Japão.

Devido à alta demanda por serviços de internet, foi lançada, em maio de 2001 no Japão, a primeira rede 3G. O primeiro aparelho foi lançado em outubro do mesmo ano. A primeira década do século XXI viu um rápido crescimento da popularização dos celulares.

No ano de 2007, a Apple lança o iPhone, o seu primeiro smartphone, em um formato que mudou a aparência da maioria dos telefones celulares, sendo o primeiro aparelho a apresentar tela multitoque. Tinha, como principal característica, a ausência de teclados numéricos físicos, deixando-os para serem gerados por software. No ano de 2008, a Googleapresenta o Android, seu sistema operacional para smartphone, que logo se popularizou e é, até o momento, o mais utilizado.

O primeiro celular (1973).

O primeiro celular aprovado no mundo foi criado pela Motorola, empresa que surgiu em 1928.  A idéia inicial ainda tinha como foco a utilização dos aparelhos nos carros, mas seu inventor, o americano Martin Cooper, queria que o usuário continuasse a usar o aparelho quando saísse do veículo. Ou seja, carregá-lo depois de “estacionar”, caso precisasse. Ele media 33cm de altura, quase 5cm de largura, 9 de espessura e pesava quase 800 gramas. Vale a pena até pegar uma régua para entender o tamanho do primeiro celular que abriu comercialmente o serviço de telefonia celular nos Estados Unidos.

Fonte: Wikipedia.

Fonte: Victoria Bacon - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias