Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019 - 07:37 (Curiosidades)

L
LIVRE

PASSADO NO PRESENTE NEWS RONDÔNIA COM VICK BACON: 16 DE SETEMBRO

1908: Nascia a General Motors (Chevrolet) nos Estados Unidos.


Imprimir página

Por Vick Bacon

1908 - A General Motors (GM) é fundada por William "Billy" Durant. Detentora da Buick Motor Company, a GM comprou nos anos seguintes mais de 20 empresas, como Oldsmobile, Cadillac, Rapid Motor Vehicle Company (hoje GMC) e Oakland (depois batizada de Pontiac)

Fundador(es):

William C. Durant

Charles Stewart Mott

Frederic L. Smith

General Motors Corporation, também conhecida apenas pela sigla GM, é uma multinacional com sede em Detroit, nos Estados Unidos, cuja principal área de negócios é a produção de automóveis. A GM tem várias marcas no seu portfólio, entre as quais, as quatro marcas originais de automóveis da GM: Buick, Cadillac, Chevrolet, e Pontiac (foi desativada em 2010), além da GMC, que fabrica exclusivamente caminhões, grandes vans (pt-BR) ou carrinhas (pt) e camionetes; e outras marcas, como: Daewoo, Holden, Hummer, Opel (vendida à Peugeot e BNP Paribas), Saturn e Vauxhall (vendida junto com a Opel)[2]. É dona também, de 50,7% da GM Daewoo e de 34% da Wuling. É ainda parceira da Isuzu. Teve também participação na Lada da Rússia.

A marca Saab foi vendida para a Koenigsegg, mas a GM continuará fornecendo motores e plataformas para a Saab. Não há uma definição de tempo que isso continuará a acontecer, mas será de, no mínimo, cinco anos. A concretização da operação de venda deve acontecer em setembro de 2009 e será parcialmente financiada por um empréstimo do Banco Europeu de Investimento e coassinado pelo governo sueco.


Cadillac, primeiro Chevrolet GM produzido nos Estados Unidos em 16 de setembro de 1908 em Detroit. Arquivo O Globo.

Toda sua estrutura operacional e industrial faz da GM a maior montadora de automóveis do mundo, empregando 252.000 trabalhadores. A empresa foi líder de vendas por 77 anos consecutivos, de 1931 a 2007. Fabrica carros e caminhões em 34 países e comercializa em cerca de 140 países. Em 2008, 8,35 milhões unidades foram vendidas em todo o mundo, sob as suas diversas marcas.


Renaissance Center, em Detroit, a sede mundial da GM nos  Estados Unidos.

No ranking de vendas de 2016, o grupo contabilizou, entre todas as suas marcas, 10 milhões de unidades vendidas a nível mundial, ficando em 3° lugar. Seus números foram superados apenas pela japonesa Toyota (10,18 milhões) e pelo europeu Grupo Volkswagen (10,3 milhões).

Fonte: Victoria Bacon - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias