Terça-Feira, 01 de Outubro de 2019 - 11:07 (Curiosidades)

L
LIVRE

PASSADO NO PRESENTE NEWS RONDÔNIA COM VICK BACON: 01 DE OUTUBRO

1908: Nascia o primeiro carro popular: O FORD T.


Imprimir página

Ford Modelo T é um automóvel produzido pela fábrica norte-americana Ford, que popularizou e revolucionou a indústria automobilística. Vigésimo projeto da marca, foi fabricado por 19 anos, entre 1908 e 1927.

Em 1° outubro de 1908, a Ford lançou no mercado dos Estados Unidos o seu Modelo T, um veículo confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e, principalmente, barato.

Qualquer um era capaz de dirigi-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou mecânico.

Como curiosidade relevante, eram utilizadas as caixas do transporte do próprio automóvel para fabricar seu assoalho, feito de madeira e chapas de aço.

A fabricação ganharia notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implantou a linha de montagem e a produção em série, revolucionando o setor. O T era o primeiro carro projetado para a manufatura.


Montadora da Ford na década de 30 nos Estados Unidos.

Pode-se afirmar com segurança que a indústria automobilística começou a partir deste momento, pois até então, fabricado artesanalmente, o automóvel ainda era visto com desconfiança pelos americanos. Não passava de um brinquedo barulhento, perigoso e caro.

Antes destas inovações, um operário era responsável pela produção de todas as etapas. Após as mudanças, grupos de operários eram responsáveis por etapas distintas. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua tarefa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois uma unidade ficava pronta a cada minuto.

Em consequência, o custo unitário caiu em relação aos concorrentes. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, cada modelo custava US$ 850; em 1927, último ano de sua fabricação, o preço havia despencado para US$ 290.

Por estas razões, o T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 foi iniciada sua fabricação na Argentina. Em 1917 foi lançado o caminhão Modelo TT. Em 1919 a Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro e do caminhão dessa linha. Em 1920, mais da metade dos veículos que circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países distantes, como Turquia e Etiópia.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Modelo T foi empregado amplamente, inclusive como ambulância, e correspondeu nas condições mais adversas.

A produção do Modelo T foi mantida até 1927. Alguns meses depois de realizar uma cerimônia para apresentação do carro nº 15 milhões, Henry Ford concluiu que era hora de o Modelo T ceder o lugar a uma nova geração de produtos. O recorde de quase vinte anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas, só foi superado em 1972, pelo Fusca.

Como parte das comemorações de seu centenário, em 2003, a Ford restaurou seis unidades. Uma versão de 2003, denominada Modelo T-100, foi fabricada totalmente à mão, sendo idêntica à original de 1914.

Fonte: Wikipedia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias