Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2020 - 14:25 (Agricultura)

L
LIVRE

PARCERIA ENTRE EMATER-RO E RIOTERRA FORTALECERÁ POLÍTICA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL EM RONDÔNIA

A proposta pretende promover a recuperação da vegetação tendo por base o Plano de Recuperação Ambiental


Imprimir página

O Termo de Cooperação Técnica assinado nesta última semana entre a Emater-RO e o Centro de Estudos da Cultura do Meio Ambiente da Amazônia (Rioterra) vai implementar as políticas de regularização ambiental do estado de Rondônia. A proposta visa capacitação, assessoramento e troca de informações, entre outras ações, a fim de promover a recuperação da vegetação tendo por base o Plano de Recuperação Ambiental (PRA) do Estado.

Não é de hoje que a parceria Emater-RO/Rioterra vem contribuindo para o fortalecimento de ações de recuperação de áreas degradadas com apoio à adequação ambiental de propriedades rurais da agricultura familiar. Em parceria anteriormente firmada foram dados os primeiros passos para a inserção de tecnologias de georreferenciamento nos serviços de assistência técnica e extensão rural, qualificando técnicos da Emater-RO nas práticas de uso da nova tecnologia.

Através do Projeto Plantar, que vem sendo executado em 12 municípios com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Fundo Amazônia, foram disponibilizados cerca de R$ 25 milhões para adequação ambiental de 1.500 imóveis rurais. A Sedam negocia ainda, junto ao Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility-GEF), implementado pelo Banco Mundial e ao banco de desenvolvimento alemão KFW mais R$ 10 milhões para fomentar regularização ambiental em Rondônia.

Cooperação e intercâmbio científico e tecnológico.

O Termo de cooperação firmado entre a Emater-RO e a Rioterra tem como principal objetivo, além do conhecimento técnico, oferecer ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, reforçando o compromisso firmado para o desenvolvimento da política de Regularização Ambiental do Estado de Rondônia. Dentre as ações deverão ser realizadas capacitações por meio de palestras técnicas, cursos, seminários, entre outros de modalidade coletiva, aprimorando conhecimentos tanto dos técnicos envolvidos como dos produtores familiares inseridos no PRA.

A assinatura foi efetivada pelo diretor vice-presidente da Emater-RO, José de Arimateia da Silva e pela presidente da Rioterra, Telva Maltezo, na sede do escritório central da Emater-RO, em Porto Velho.

Fonte: 020-Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias