Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020 - 10:20 (Cidades)

L
LIVRE

PARABÉNS PORTO VELHO - 105 ANOS - DEPUTADO ESTADUAL AÉLCIO DA TV

Parabéns a todos que fizeram e que fazem parte desta linda História.


Imprimir página

Hoje é Aniversário de Instalação de Porto Velho, que está completando 105 anos. Parabéns a todos que fizeram e que fazem parte desta linda História.

A cidade de Porto Velho surgiu na margem direita do Rio Madeira, durante a construção da monumental Estrada de Ferro Madeira Mamoré (1907/1912). Antes porem, houve duas tentativas de se construir uma ferrovia ultrapassando o trecho “encachoeirado” do Rio Madeira.

A primeira tentativa foi em 1872 sob o comando do Coronel Churc não foi muito bem sucedida, assim como a segunda em 1878, quando Coronal Churc contratou a construtora P & T Collins. Essas duas tentativas tinham como ponto de partida a pequena Vila de Santo Antonio, o único povoado da região, pertencente ao Estado do Mato Grosso.

O norte americano Percival Farquar, responsável pela construção da EFMM após o Tratado de Petrópolis, mudou o início das obras para um novo local, devido dificuldades de ancorar grandes embarcações em Santo Antonio. Farquar define que o ponto de partida seria no antigo “Porto Velho dos Militares”, uma referencia ao ponto de apoio utilizado pelo Exército Brasileiro da Guarda Imperial durante a Guerra do Paraguai (1864/1870). Esse antigo porto, a sete quilômetros de Santo Antonio, ficava em terras pertencentes ao Estado do Amazonas. Por essa razão, a cidade ganhou o nome de Porto Velho.

Porto Velho foi elevado a categoria de município do Estado do Amazonas através da Lei 757 de 02 de outubro de 1914, sancionada pelo governador do Estado do Amazonas, Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa. O município foi instalado no dia 24 de Janeiro de 1915.

.

Fonte: Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias