Sexta-Feira, 13 de Setembro de 2019 - 15:35 (Artigos)

L
LIVRE

NOVOS ATLETAS DE ESPORTES DA MENTE SURGEM NO BRASIL

O xadrez é outra modalidade de esporte da mente extremamente popular no Brasil, sendo o segundo mais praticado no mundo.


Imprimir página

Os mind sports – ou, em português, “esportes da mente” – são modalidade esportivas em que as habilidades intelectuais são priorizadas em detrimento das habilidades físicas, a exemplo do que ocorre com o xadrez, o poker, as damas e alguns jogos online. No Brasil, ainda que os investimentos em esportes em geral tenham sofridos cortes, a popularidade dos esportes da mente vem crescendo, o que suscita o surgimento de novos atletas e torneios.

Ascensão do poker

Foi apenas em 2010 que o poker passou a figurar na lista de esportes da mente reconhecidos pela Associação Internacional de Esportes da Mente. Isso só fez com que a modalidade, que já se encontrava em crescimento, ganhasse ainda mais popularidade em todo o mundo.

No Brasil, claro, não foi diferente. Estudos mostram que o número de jogadores de poker cresce a uma taxa de 1 milhão de novos atletas por ano. É possível praticar o esporte online e, quem sabe, faturar algum dinheiro extra, assim como ocorre nas diversas opções de jogos do 888poker. A possibilidade de jogar online, inclusive, é uma das principais razões que justificam o rápido crescimento da modalidade no país.

Com o surgimento de novos atletas, o Brasil vem se destacando cada vez mais no cenário dos esportes da mente, o que também acabou suscitando a criação de campeonatos em todo o país. Dentre os principais, é possível citar o Brazilian Series of Poker. Criado em 2006, o torneio é, hoje, a maior competição da modalidade na América Latina e a segunda maior do mundo. O torneio é realizada ao longo do ano, com fases acontecendo em capitais diversas do país. Um dos competidores mais notórios a passar pela competição foi o craque Neymar Jr.

Xadrez

O xadrez é outra modalidade de esporte da mente extremamente popular no Brasil, sendo o segundo mais praticado no mundo. Para alguns, inclusive, como o pedagogo Wilson da Silva, integrante da Federação de Xadrez do Paraná, a modalidade não é simplesmente um esporte, mas esporte-arte-ciência, pois envolve estas três áreas.

“O xadrez é um dos esportes com maior representação mundial. Na arte, os jogadores muitas vezes buscam um arremate brilhante, ganhar com algum sacrifício de peça, buscando um final magnífico. Na ciência, a evolução das ideias na sociedade”, defende o pedagogo.

No cenário nacional, o Campeonato Brasileiro de Xadrez é a competição mais importante da modalidade do país. Criado em 1927, a competição possui uma longa tradição. A última edição ocorreu na cidade de Natal (RN) e contou com uma premiação total de R$ 36 mil. Entre os destaques regionais da modalidade, é possível citar o jovem Carlos Cinta Larga,cuja história já contamos aqui.

Benefícios dos esportes da mente

Os benefícios dos esportes da mente são inúmeros, ajudando a desenvolver seu raciocínio lógico, sua concentração e potencializando sua memória e aprendizagem. O cérebro, afinal, é um músculo e pode ser treinado através de diversos tipos de atividade capazes de melhorar de forma significativa seu desempenho.

É importante ressaltar que esses benefícios também podem ser atingidos ao jogar as modalidades computadorizadas dos esportes da mente. De acordo com Franck Tarpin-Bernard, da Scientific Brain Training, os jogos virtuais desenvolvem partes específicas do cérebro ao mesmo tempo que estimulam diferente funções cognitivas.

“Jogos computadorizados funcionam como efeito estimulador no desenvolvimento intelectual, permitem maior flexibilidade de raciocínio, desafiam a execução de tarefas, ajudam a treinar e estimular o pensamento lógico, o planejamento estratégico, a solução de problemas, a tomada de decisões, o reconhecimento de erros, a enfrentar situações novas, a inibir reações habituais quando se mostram inadequadas para o momento e o raciocínio dedutivo”, explicou o especialista.

Fonte: .

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias