Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019 - 14:50 (Geral)

L
LIVRE

NEGÓCIOS QUE ESTÃO TRANSFORMANDO A ECONOMIA

Sebrae tem programação para o desenvolvimento de startups


Imprimir página

Ao criar uma startup, o empreendedor coloca-se diante de um grande desafio para planejar a nova atividade. Como em qualquer negócio, planejamento é uma eleição de prioridades que precisa cumprir prazos, ter conhecimento e calcular os riscos que serão mais constantes, bem como ter organização necessária e suficiente para garantir a sustentabilidade do processo. A startup não é uma empresa comum, trata-se de um investimento que tem modelo inovador e deve ser escalável, com habilidade para adaptar-se ao aumento das operações de acordo com as demandas de mercado.

Na equivalência de aplicação no universo da Educação Empreendedora, ser escalável significa, na prestação de serviços, que as operações consigam ser reproduzidas sem gastar mais em materiais, ou com mão de obra. A mesma ideia se aplica à produção em escala, quando algo pode ser feito repetidamente em grande quantidade com ganho na produtividade. Nas duas situações, não se pode perder o foco em garantir a rentabilidade do negócio, que deve ser conseguida quando se atende uma grande quantidade de clientes com um arranjo primordial comum a todos.

Com atenção especial aos segmentos inovadores nos pequenos negócios, o Sebrae em Rondônia tem uma programação de aproximação e fortalecimento de ecossistemas de startups, são os seminários "Startups Days" que serão realizados na sede do Sebrae e nos escritórios regionais. É uma agenda que se propõe a desenvolver um produto ou serviço para atender às iniciativas inovadoras, mas que também atenda às necessidades do consumidor comum, com muita informação para que o empreendedor descubra seu público potencial e o que eles querem, desse modo, é possível determinar a verdadeira capacidade de crescimento do negócio. Teremos ainda o Curso Cria Inovativa para desenvolver uma Startup do Zero, o já mencionado Seminário Startup Day para fortalecer e aproximar os ecossistemas de Inovação, o Hackaton Game Jam Plus - Seletiva de Desenvolvimento de Jogos com foco em negócios, a Missão Startup SC Summit - Imersão a um dos ecossistemas mais quentes do momento, a Startup On - Sebrae e AbStartups se unem para alavancar e apoias as Startups da Capital e o Startup Weekend - Womam - Desafio de desenvolvimento de startups alicerçada na igualdade de gênero. Os eventos pretendem validar soluções para que o futuro empresário descubra se sua ideia funciona e se atende ao que as pessoas estão buscando. O Sebrae tem por objetivo fazer com que os futuros empreendedores obtenham os feedbacks dos consumidores com uma pesquisa de mercado, validando a ideia inicial para testar o seu modelo de negócio.

Nas capacitações pelos cursos, seminários e cases haverá condição de se criar uma rede de contatos, que é fundamental para o sucesso empresarial. E, com o seu modelo validado, fica muito mais fácil apresentar uma ideia e encontrar colaboradores e até mesmo sócios. Além disso, esse é o momento ideal para fazer networking, por isso, futuro empreendedor, procure lances de empreendedorismo e tecnologia, utilize espaços coworking ou incubadoras, para trocar experiências e conhecimento, que podem ser catalisadores para o seu próprio negócio, a programação será de julho a setembro, por fim, convidamos você para o Startup Day, para se inscrever ligue agora para 0800 570 0800, para saber mais sobre as inscrições acesse sebrae. É possível também acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nas redes sociais.

Fonte: 015 - Mário Antônio Veronese Varanda

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias