Sexta-Feira, 13 de Setembro de 2019 - 17:22 (Política)

L
LIVRE

MARCOS ENVIA JODAN PARA REUNIÃO COM EMBAIXADORES DA EUROPA PARA DISCUTIR FINANCIAMENTOS

As autoridades também vão reunir no período da tarde com o embaixador francês, Michel Miraillet.


Imprimir página

Por Wanglézio Braga

O governador Marcos Rocha, do PSL, enviou o vice-governador, Zé Jodan (PSL) para reunir com chefes dos executivos e embaixadores da Alemanha, da Noruega e do Reino Unido para discutir financiamentos para programas de desenvolvimento sustentável na região. A reunião foi realizada hoje (13) pela manhã na embaixada da Noruega em Brasília. As autoridades também vão reunir no período da tarde com o embaixador francês, Michel Miraillet.

O objetivo da reunião dos governadores da Amazônia com os embaixadores é tentar reverter à decisão acordada pelos principais países doadores do fundo econômico de ajuda à Amazônia. Eles anunciaram a suspensão de seus repasses em agosto após a divulgação das taxas de desmatamento na região.

Os executivos estaduais também dialogaram com os países para construir alternativas de financiamento a projetos sustentáveis como a possibilidade de repasse de verbas para cada unidade da federação da Amazônia ou por meio do Consórcio da Amazônia Legal. “Os governos estaduais estão integrados em defesa de projetos sustentáveis e na cooperação com outros países. Defendemos o Fundo Amazônia e os recursos destinados a fortalecer a economia verde”, disse Waldez Góes, presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia.

Aos jornalistas, embaixadores destacaram que seus países queriam escutar as demandas dos governadores e entender a situação dos estados amazônicos, mas observaram que também têm forte diálogo com o governo federal e diversos parceiros da sociedade civil.

O governador Helder Barbalho anunciou que uma nova reunião foi marcada para daqui a um mês com os três embaixadores, que deverão apresentar respostas às demandas apresentadas pelos governos estaduais.

PRESENTES

Estiveram presentes no encontro com embaixadores, os governadores Antônio Denarium (RR), Waldez Góes (AP), Helder Barbalho (PA), Mauro Mendes (MT), Wilson Lima (AM). Estados como Acre, Rondônia, Tocantins e do Maranhão enviaram seus vice-governadores: Wherles Rocha, Wanderlei Barbosa, Carlos Brandão e José Jodan. 

Fonte: News Rondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias