Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019 - 16:18 (Colaboradores)

L
LIVRE

LER NÃO É OBRIGAÇÃO - POR RENATA CAMURÇA

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro, 44% da população não praticam a leitura e 30% nunca comprou um livro.


Imprimir página

Em um mundo com tantas opções de entretenimento, televisão, rede social, cinema... e a cada dia surgem novas possibilidades, os livros estão cada vez mais sendo esquecidos. Boa parte dos brasileiros não possui o hábito da leitura e lêem somente por obrigação. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro, 44% da população não praticam a leitura e 30% nunca comprou um livro.

Os motivos são os mais variados, falta de tempo, cansaço, custo... e os mais sinceros dizem que não gostam ou sentem preguiça. Como fazer que as pessoas se interessem pelos livros quando elas têm mil desculpas para deixar a leitura de lado?

O hábito da leitura tem que começar em casa como uma atividade prazerosa e não na escola como uma obrigação, uma leitura que foi exigida apenas para alcançar nota é chata. Essa relação de leitura obrigatória é ruim e causa reflexo na vida adulta.

Uma forma interessante de incentivar a leitura desde cedo é oferecer a liberdade de ler o que gosta, nessa primeira fase pode ser gibi, revista de esporte, revista teen ou qualquer livro curto. O importante é descobrir o gênero que mais se identifica e sentir prazer na leitura.

Se você já é adulto e ainda não tem o gosto pela leitura, saiba que é essencial para o desenvolvimento do raciocínio e pode mudar a sua vida de várias maneiras, além de se desligar do mundo real e viajar em uma obra literária, a leitura amplia seu vocabulário, torna suas conversas mais interessantes e até te possibilita conquistar um emprego melhor.

·Identifique sua preferência literária

Todo mundo tem algum tema que prenda sua atenção e as opções são muitas romance, terror, fantasia, suspense, biográfico, drama, aventura, autoajuda, religiosidade, política e muitos outros.

·Faça passeios em livrarias

As livrarias têm uma atmosfera diferente, gaste horas passeando e lendo a sinopse dos livros. Além do mais, muitas contam com cafeterias no local que proporcionam mais prazer ao hábito da leitura.

·Conheça o leitor digital

Estamos na era digital e o leitor digital é um dispositivo que te possibilita ter acesso a livros, muitas vezes por preços mais acessivos do que nas livrarias. Também tem outras funcionalidades, você pode ajustar o tamanho e o tipo de fonte de acordo com sua preferência e ainda fazer as anotações no próprio aparelho sem precisar rabiscar nenhuma página.

·Crie um cantinho da leitura

Pode ser qualquer lugar da casa, desde que seja iluminado, confortável e transmita paz e relaxamento, assim você fica mais concentrado e a leitura rende mais.

·Faça do momento de leitura um ritual

Escolha um horário que esteja mais livre e aproveite para ler, tomar um café ou chá, acenda velas perfumadas ou incenso. O importante é você desfrutar da experiência. Esse é um momento só seu!

·Converse sobre a leitura

Toda vez que finalizar um livro conte para os familiares ou amigos o que achou da história. Faça um grupo de leitura, troque dicas e sugestões.

É preciso paciência para criar o hábito de ler, comece aos poucos com livros mais simples. Quando você perceber já vai ter virado um devorador de livros.

Fonte: News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias