Quarta-Feira, 06 de Abril de 2016 - 17:18 (Colaboradores)

L
LIVRE

INSTALAÇÃO DE SEMÁFOROS EM HORÁRIO INOPORTUNO CAUSA ABORRECIMENTO EM PORTO VELHO

O transtorno dessa atividade se dá não só pelo horário escolhido para a instalação dos semáforos, mas também pelos fins eleitoreiros que estão por traz destas ações, pois o prefeito é visto frequentemente no local, em horário de maior fluxo, como se ali estivesse para fiscalizar a obra.


Imprimir página

Temos acompanhado a substituição de vários semáforos na cidade de Porto Velho. De fato era uma necessidade para motoristas  e para população de um modo geral.

Infelizmente essa novidade chega tardiamente e sua instalação é realizada em horário inoportuno, o que traz transtornos a toda população. Porque a instalação de semáfaros em horário inoportuno causa aborrecimento?

A beira de uma eleição, a administração municipal estrategicamente tem tentado mudar o visual da cidade com os novos semáforos, que tem chamado a atenção de todos, pois a instalação tem sido feita em período inoportuno, atrapalhando o fluxo da cidade nos horários de pico.

Elas são usadas para dar aspecto de trabalho sério. Os marqueteiros utilizam essa estratégica desde a década de 80, geralmente nas vésperas da eleição, concentradas no centro da cidade para atrair atenção da população, como se o prefeito estivesse preocupado em melhorar o trânsito da cidade.  

O transtorno dessa atividade se dá não só pelo horário escolhido para a instalação dos semáforos, mas também pelos fins eleitoreiros que estão por traz destas ações, pois o prefeito é visto frequentemente no local, em horário de maior fluxo, como se ali estivesse para fiscalizar a obra. Fato esse que causa estranheza e uma insatisfação total.

Quando o administrador realmente tem o senso de administração, ele troca os semáforos no período noturno, quando não há mais trânsito.

Este serviço em cidades como São Paulo são realizados durante a noite para não causar transtornos no trânsito.

A melhor estratégia é aquela que causa o menor impacto no dia a dia de uma cidade,portanto a melhoria do trânsito se dá com várias outras medidas, não somente mudar semáforos e pronto.

O problema de mobilidade no trânsito, resolve-se: com via expressa; semáforos sincronizados de acordo com a quantidade de veículos que trafegam; corredores de ônibus; rodízio de carros pelo número final da placa; incetivo ao ciclismo com pistas seguras; ônibus novos, confortáveis, limpos, com ar condicionado, que estimulam a população trocar o carro próprio pelo transporte coletivo; pontos de ônibus com coberturas para proteger quem aguarda do calor e chuva; e ter uma frota condizente com número de usuários com acessibilidade para deficientes  e idosos.

Gostou da matéria? Então compartilhe com seus amigos e familiares. Comente ai embaixo, vamos dialogar a respeito do assunto. Quando mais ideias melhor.

Conheça meu trabalho, visite o site Ary Gurjão. Siga nas redes sociais FacebookInstagram, Google Plus, Twitter e Youtube.

Fonte: ARY GURJÃO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias