Terça-Feira, 25 de Junho de 2019 - 11:33 (Economia)

L
LIVRE

INSS PODE DEVOLVER DINHEIRO DESCONTADO DE ATÉ 800 MIL APOSENTADOS

Instituto Nacional de Seguro Social investiga irregularidades em operações de quatro associações de beneficiários


Imprimir página

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) poderá devolver a aposentados e pensionistas valores descontados por quatro associações que reúnem cerca de 800 mil beneficiários, segundo o jornal Agora, da Folha de S. Paulo. O órgão apura suspeitas de que débitos foram feitos diretamente nos salários de segurados sem a autorização das operações.

Assim, por precaução, o INSS suspendeu por 60 dias os repasses de descontos associativos feitos na folha de pagamento dos beneficiários. No entanto, as mensalidades não deixarão de ser cobradas.

O INSS informou nessa segunda-feira (24/06/2019) que, caso as suspeitas de fraudes sejam confirmadas, os beneficiários receberão os valores retidos durante os 60 dias em que vigorou a suspensão dos repasses às associações. Esta é a primeira vez que a instituição suspende o repasse a uma associação conveniada.

As quatro entidades respondem por cerca de 90% de todas as reclamações recebidas pelo INSS em relação a descontos indevidos. Todas elas negam que estejam envolvidas em irregularidades. São elas:

Associação Beneficente de Auxílio Mútuo ao Servidor Público (Abamsp)

Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbapi)

Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps)

Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape)

Fonte: 015 - Metrópoles

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias