Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019 - 18:03 (Educação)

L
LIVRE

IDEB 2019 - PORTO VELHO SE PREPARA PARA ENCARAR A PROVA

Sebrae dá apoio à preparação de docentes para garantir maior índice


Imprimir página

Nesta quinta-feira (12) os professores, diretores e gestores, da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, participaram da II Formação Avançada Ideb 2019, no auditório do Teatro Banzeiros. O encontro foi motivado a fim de demonstrar aos professores a importância da preparação dos alunos para a Prova Brasil, que apura o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país, o Fluxo que representa a taxa de aprovação dos alunos e o Aprendizado, que corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.

Na abertura dos trabalhos, o secretário municipal de educação Márcio Felix destacou que a prefeitura vem se dedicando à preparação dos alunos para a Prova Brasil, que será daqui a 40 dias, não só para aumentar nossa média do Ideb, mas para sermos referência em educação para as demais cidades do país.

Depois passou a palavra à vereadora Joelna Holder, presidente da Comissão de Educação que destacou o empenho e esforço de todos os profissionais da Semed e, demonstrando grande conhecimento dos problemas da educação, falou da importância em melhorar nossa média no Ideb.

Em seguida foi a vez da secretária adjunta, Gláucia Negreiros, que valorizou os esforços do prefeito Hildon Chaves pela Educação. Gláucia manifestou seu empenho para que nossos alunos consigam interpretar com facilidade, solucionar questões rapidamente, depois falou do trabalho do Sebrae em apoiar as prefeituras municipais, nessa jornada de estímulo ao distribuir apostilas do projeto Educação para o Futuro, agradeceu ao diretor Daniel Pereira.

Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, fez uso da palavra contanto sobre sua experiência com a Educação desde os 17 anos, quando começou a dar aulas. Falou de sua trajetória como professor e valendo-se dessa experiência mobilizou todos os professores presentes fazendo-os levantar e participar de uma dinâmica. Explicou sobre o projeto Educação para o Futuro que com a mobilização de parceiros e aporte oferecido pelo Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob), conseguiu a impressão dos conteúdos de Matemática, Português, Educação Financeira, Empreendedorismo e Cooperativismo. Daniel mostrou que o interesse do Sebrae vai além da preparação para melhorar o Ideb, que é a meta atual, mas o real objetivo das apostilas é preparar o futuro empresário. Falou que muitas vezes o produtor rural compra equipamentos para trabalhar o campo e não sabe ler o manual de operação, deu exemplos de empreendedores que muitas vezes têm seus negócios prejudicados, porque não sabem ler um contrato. Descreveu a utilidade dessa preparação que o Sebrae vem fazendo na capacitação de futuros empreendedores que serão os geradores de emprego e renda na sociedade.

Para saber mais sobre essa e outras ações do Sebrae www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO

Fonte: 010 - Mário Antônio Veronese Varanda

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias