Terça-Feira, 26 de Março de 2019 - 14:30 (Saude)

L
LIVRE

HOSPITAL DO AMOR: PREFEITURA FIRMA PARCERIA PARA AJUDAR PREVENIR CÂNCER DE MAMA E DO ÚTERO

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, participou do início da reunião.


Imprimir página

Na tarde desta última segunda-feira (25/3), a secretária adjunta da Assistência Social e da Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, esteve reunida com a enfermeira responsável pelo Departamento de Prevenção do Colo do Hospital de Amor – Amazônia, Grecy Kelly, e as coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Semasf, para discutir sobre uma parceria que será firmada entre as instituições, para ampliar o trabalho de prevenção do câncer de mama e do útero, principalmente às mulheres em situação social de vulnerabilidade. O secretário da Semasf, Claudi Rocha, participou do início da reunião.

Ana Maria Negreiros explicou que o serviço de exames para prevenção do câncer do colo do útero e da mama existem gratuitos no Hospital de Amor- Amazônia, no entanto, as mulheres que precisam e devem fazer esses exames, por falta de informação, não procuram o serviço, e ficam sem a prevenção. “Ao tomarmos conhecimento do serviço, entramos em contato com o Hospital do Amor para propor essa parceria, que foi aceita de pronto”, disse a secretária adjunta.

A parceria consiste no seguinte: a Semasf tem os Cras, que estão em endereços estratégicos, e possui o cadastro das famílias em situação social de vulnerabilidade de cada região. Os Cras vão informar e divulgar o serviço para as usuárias e cadastrá-las, com datas estipuladas, para fazer os exames preventivos. O Hospital do Amor oferece transporte de ida e volta, café da manhã e merenda as mulheres que forem fazer os exames.

“Nós estamos fechando uma parceria com os Cras da Semasf, para que eles possam nos apoiar e nos ajudar na divulgação da necessidade das mulheres atualizarem os exames preventivos, tanto o papanicolau como a mamografia, pois sabemos que os Cras são uns dos órgãos municipais mais responsáveis e que estão diretamente ligados com essas mulheres que tanto precisam” disse Grecy Kelly, enfermeira responsável pelo Departamento de Prevenção do Colo, do Hospital de Amor – Amazônia.

“Via Cras vamos fazer uma ampla divulgação e conscientização da necessidade das mulheres fazerem e manterem em dia os exames preventivos do câncer de mama e do colo do útero. Vamos ajudar, no município de Porto Velho, esse serviço chegar as mulheres que necessitam”, disse Ana Negreiros.

Fonte: 015 - Comdecom

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias