Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019 - 17:23 (Poltica)

L
LIVRE

GOVERNADOR ENALTECE SERVIDORES QUE CUIDAM DA PRESERVA플O E UTILIZA플O DOS ARQUIVOS OFICIAIS DO ESTADO

O governador Marcos Rocha destacou todo o cuidado e a importncia de cada servidor definindo como de extrema necessidade para cuidar e zelar pelo acervo oficial.


Imprimir pgina

A importância do profissional arquivista para a conservação do acervo histórico de documentos oficiais do Estado foi destacada na manhã de segunda-feira (21) pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, durante visita feita ao Núcleo de Arquivo Oficial do Estado para parabenizar os servidores pelo Dia do Arquivista, comemorado dia 20 de outubro, tendo um significado histórico e cultural para a memória desse profissional.

Acompanhado pelo superintendente Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), coronel BM Silvio Luiz Rodrigues da Silva, o governador conferiu ‘in loco’ as instalações do Arquivo Geral e constatou o grande volume de documentos oficiais desde a época do ex-Território.

A chefe de arquivo, Sirley Pereira, enalteceu o comprometimento de todos os profissionais do setor e lembrou que tem acompanhado todo esse processo há 33 anos, deixando claro que não há a concepção de “arquivo morto” pois cada peça existente é fonte de informação sendo denominado arquivo permanente, sendo conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor, também chamado de arquivo histórico. “Todos os arquivos aqui existentes geram informações a todos os órgãos do Estado. São documentos que vão desde folhas de pagamentos, fichas individuais e tantos outros catalogados ainda do ex-Território, como portarias datadas desde 1944”, destacou Sirley.

De uma forma em geral, os servidores do Núcleo de Arquivo Oficial é o responsável por cuidar, organizar e controlar diversos acervos e documentos (por exemplo, portarias, cadastros, fichas e outros documentos) de cunho público.

O governador Marcos Rocha destacou todo o cuidado e a importância de cada servidor definindo como de extrema necessidade para cuidar e zelar pelo acervo oficial. O governador enfatizou a importância de cada servidor que atua organizando arquivos, se responsabilizando por toda a organização dos documentos.

Sirley Pereira detalhou ao governador todo o procedimento executado para o arquivo de cada documento otimizando os recursos humanos, materiais e físicos e interferindo positivamente na organização e na administração de arquivos. Ao final a chefe de arquivo destacou o comprometimento do governador e a toda equipe da Segep pela importância direcionada ao setor.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondnia

Noticias relacionadas

Comentrios

Veja tambm

Outras notcias + mais notcias