Quinta-Feira, 03 de Janeiro de 2013 - 08:53 (Colaboradores)

GERENCIANDO IDÉIAS, POR LIANE FAINELO

A empresa da liberdade ao profissional pra expressar as idéias criativas. Muitas idéias criativas de sucesso nasceram de idéias que pareciam absurdas, mas que trabalhadas se tornaram grandiosas.


Imprimir página

A história relata uma hipotética experiência com macacos, quando um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio da jaula, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. E isto se repetiu várias vezes.

Depois de certo tempo, compreendendo a ação e reação, quando um macaco ia subir à escada, os outros o pegavam e o enchiam de pancadas, pois ninguém queria mais levar uma ducha de água fria.

Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, na segunda fase da pesquisa, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que o novato fez foi, logicamente, subir a escada. Mas foi imediatamente retirado dela pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo também não subia mais na escada.

Na terceira fase do experimento, um segundo macaco foi substituído e o mesmo ocorreu, contudo o mais entusiasta espancador do segundo novato fora o primeiro macaco substituto Nas fases seguintes, um terceiro macaco foi trocado e a mesma cena se repetiu. Um quarto, e afinal, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas então, na última fase do experimento, ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naqueles que tentassem pegar as bananas.

Logo, se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir à escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

Vivemos na Era da Inovação e do conhecimento. Muitas empresas reclamam que necessitam de Talentos dentro da organização. Será que o problema destas empresas e realmente a falta de pessoas talentosas, criativa, inovadoras.

Ou a falta de gerenciamento de idéias criativas?

Já vi muitas empresas contratarem profissionais considerados talentosos na concorrência, no entanto em sua empresa a criatividade não flui, vem a desmotivação e a empresa não entende por que na concorrência o profissional era ativo, criativo e inovador. Afinal de contas este foi o motivo de ofertar melhor salário maiores benefícios... E isso acaba em demissão do profissional.

Perguntamos então. Onde esta o erro? No profissional? Na empresa que a contratou?

A resposta pode ser bem mais  simples que imaginamos.

A forma de gerenciar idéias. A empresa da liberdade ao profissional  pra expressar as idéias criativas. Muitas idéias criativas de sucesso nasceram de idéias que pareciam absurdas, mas que trabalhadas  se tornaram grandiosas.

Portanto não adianta ter mentes brilhantes na equipe, quando não se tem gerenciadores de grandes idéias, e preciso dar liberdade para o criador, não querer e impor que trabalhe de acordo com suas idéias. A diferença entre as empresas que retém talentos e as que não conseguem fazer e nem reter pessoas talentosas esta simplesmente na liberdade de criar, inovar.

As empresas precisam inovar para se manter no mercado que atuam. Para isso deve se livrar de velhos paradigmas.

Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

Um abençoado 2013 a todos!!!

Fonte: LIANE FAINELO

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias