Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2019 - 14:21 (Tecnologia)

L
LIVRE

FUJA DO PERIGO: DISPONIVEL EM MANAUS APLICATIVO QUE AVISA ONDE TEM TIROTEIO

O app pode ser acessado e baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos


Imprimir página

Você, caro leitor, já ouviu falar de um aplicativo que ajuda a evitar arrastões e balas perdidas? Pois ele existe e funciona em Manaus! É o ‘OTT — Onde Tem Tiroteio‘, que tem como principal objetivo avisar a população onde está ocorrendo confrontos armados ou arrastões, a fim de que as pessoas evitem passar por esse locais durante esses conflitos.

O app está disponível para download nas plataformas Android e IOS, podendo ser acessado e baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Um dos criadores do software, Benito Quintanilha, explicou como funciona o programa. “Quando alguém presencia um tiroteio ou disparos, de maneira colaborativa, reporta diretamente no aplicativo que, automaticamente, leva a informação a todos os usuários em raio determinado. Após a informação ser reportada, a pessoa que registrou a ocorrência precisa confirmá-la durante o período de tempo que o app fica no ar”, salientou ele, lembrando que o objetivo é tirar pessoas da rota de confrontos.

“Nossa base de apuração também depende dos grupos de WhatsApp, onde passamos a apurar as informações e contabilizar os registros. Chamamos isso de segurança pública 4.0 (SP4.0), ou seja, segurança pública do cidadão para o cidadão”, afirmou Quintanilha.

Rio de Janeiro e São Paulo

À reportagem, o criador do OTT repassou o total de ocorrências registradas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo durante os meses de 2019.

Até o momento, os dados apontam 5088 ocorrências de tiroteios/disparos registradas no Estado do Rio.

Além da capital amazonense, as operações do OTT ingressaram recentemente nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul.

Como surgiu o OTT

Segundo Benito, que também trabalha como supervisor de produção em uma plataforma de petróleo, ele e mais três pessoas tiveram a ideia de criar uma página no Facebook, mas o sucesso foi tão grande que resolveram criar o aplicativo.

“O app funciona desde 2017. Em primeiro momento, ele passou a funcionar somente no Rio de Janeiro, depois se estendeu para os estados de São Paulo e Espírito Santo. Agora, o aplicativo está sendo expandido para todo o Brasil”, disse Quintanilha.

Fonte: Francisco Rodrigo/Newsrondonia - Manaus Alerta

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias