Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020 - 15:49 (Curiosidades)

L
LIVRE

FOTÓGRAFO REGISTRA IMAGENS INCRÍVEIS DE AVES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO EM ROLIM DE MOURA

O fotógrafo, Carlos Tuyama registrou imagens incríveis de aves de rapina em um ninho localizado em Rolim de Moura


Imprimir página

Imagens raras foram registradas em Rolim de Moura (RO) quando um fotógrafo de Rondônia conseguiu tirar fotos de uma das maiores aves de rapina do mundo. Aves essas que estão ameaçadas de extinção.

Uma das espécies de ave mais raras da fauna da América Latina, a harpia também é conhecida como gavião-real e, quando adulta, passa de 2 metros de envergadura. Os casais ficam juntos por toda a vida e se reproduzem apenas a cada 2 anos e meio, sempre no mesmo ninho.

Carlos mora em Rolim de Moura (RO) e começou a fotografar a fauna local por hobby há 5 anos. Empresário do ramo de informática, ele e a esposa, Cristina, entraram como voluntários no Projeto Harpia pouco depois. Desde então, ele passou a se interessar particularmente por aves de rapina.

Segundo ele, o Projeto Harpia tem cerca de 120 ninhos da espécie mapeados em todo o Brasil, parte deles inativos. Sua estimativa é que haja cerca de 40 ninhos com filhotes com menos de 1 ano nesses ninhos.

"Eu considero que a obtenção de bons registro de harpias, assim como de várias outras espécies, depende mais do conhecimento do comportamento do animal do que do equipamento utilizado", afirma Carlos. Segundo ele, parte do trabalho de monitoramento dos ninhos inclui compreender as rotas de entrada e saída dos adultos para instalar câmeras de vídeo sem perturbar as aves.

O Programa de Conservação do Gavião-real, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), foi criado em 1997 e anos depois passou a ser conhecido apenas por Projeto Harpia. Com o trabalho de pesquisadores, estudantes e voluntários, como Carlos e Cristina, o projeto faz o monitoramento da espécie nos ninhos mapeados no país.

Fonte: News Rondônia / Com informações do G1

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias