Quinta-Feira, 30 de Maio de 2019 - 15:49 (Política)

L
LIVRE

FESTA DO GUERREIRO É DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL DE RONDÔNIA POR INICIATIVA DO DEPUTADO DR NEIDSON

Parlamentar destacou contribuição de audiência pública realizada para debater o setor


Imprimir página

A Festa do Guerreiro, realizada na Terra Indígena Rio Guaporé, no município de Guajará-Mirim é Patrimônio Cultural de Rondônia. A confirmação foi dada pelo deputado Dr. Neidson (PMN), autor do projeto de lei apresentado em 2018 e que propôs o reconhecimento ao evento.

“E também conseguimos incluir a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Rondônia. Tradicionalmente o evento já acontecia em toda segunda quinzena de agosto e assim permanecerá, porém, agora é oficial”, comemora Dr. Neidson.

A Festa dos Guerreiros é conhecida por suas danças, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais disputados entre homens, mulheres e crianças de várias tribos da região do Rio Guaporé.

Dr. Neidson cita que, conforme a motivação da comemoração, esse reencontro das comunidades indígenas é de suma relevância e merece todo acolhimento por parte do Estado.

“A Festa do Guerreiro é uma iniciativa dos próprios indígenas como forma de celebrar a cultura e motivar o reencontro de suas etnias”, enfatiza Dr. Neidson.

A inclusão da Festa do Guerreiro como Patrimônio Cultural, segundo o deputado, representa avanço para a cultura indígena, “que será lembrada todos os anos de forma legítima por toda comunidade pertencente às Terras Indígenas do Rio Guaporé”, frisou Neidson.

“A conscientização do valor cultural que a Festa do Guerreiro representa para nosso Estado deve ser abraçado, de forma especial, pela nossa Assembleia Legislativa”, concluiu o deputado.

Fonte: 015 - ALE/RO - DECOM

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias