Terça-Feira, 23 de Julho de 2019 - 10:45 (Comercio e Industrias)

L
LIVRE

FESTA DA MANDIOCA PRETENDE FOMENTAR O COMÉRCIO DE DERIVADOS NA COMUNIDADE DE NOVA ALIANÇA

O evento é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).


Imprimir página

Nesta quinta-feira (25) acontece a primeira edição da Festa da Mandioca, que será realizada na Escola Municipal Maria Angélica, na Linha 28 de Novembro, Nova Aliança (Baixo Madeira), em Porto Velho. O evento é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Segundo o gerente local da Emater, Dionísio Queiroga, no dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor e a festa vem para homenagear os trabalhadores da agricultura, além de trazer oportunidades. “Os produtores poderão apresentar seus produtos e movimentar a renda local da comunidade. Trabalhar na geração de renda por meio de produtos e derivados da mandioca”.

O município de Porto velho é considerado o maior produtor de mandioca de Rondônia. Segundo a extensionista rural da Emater, Gilvania Carvalho, o trabalho com mandioca está inserido na cultura do povo ribeirinho. “É tradição que em todas as propriedades tenham uma casa de farinha. Então, com isso, vamos promover a integração cultural dos povos ribeirinhos e serviços na área rural e social”.

Os dois dias que antecedem a Festa da Mandioca serão para cursos de capacitações dos produtores ministrados por extensionistas rurais da Emater. “Essas capacitações estão voltadas para o manuseio dos produtos, e para que eles consigam gerar a sua própria renda.” enfatiza o gerente.

SERVIÇOS

Dentro os serviços que serão oferecidos para a comunidade estão: orientações aos produtores, vacinação antirrábica, orientações sobre benefícios sociais para asseguradores especiais, corte de cabelo, Mesa Brasil, atendimento saúde, higiene bucal, recreação, BiblioSesc, serviços de Saúde Básica, Cadastro Único e Bolsa Família.

CONCURSO

O evento conta, também, com um disputado concurso entre os candidatos. Serão escolhidos o rei e a rainha da Festa da Mandioca; a melhor gastronomia/derivados; o melhor descascador de mandioca e a corrida.

O evento conta, ainda, com o apoio da Faculdade Fimca, INSS, Sebrae, Associação Zequinha Araújo, Sesc, Semusa e CRAS Cotinha.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias