Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019 - 16:23 (Comercio e Industrias)

L
LIVRE

FECOMÉRCIO/RO INCENTIVA EMPRESÁRIOS A ADERIR AO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO DA APEX-BRASIL

O PEIEX objetiva aumentar a competitividade das empresas, introduzir melhorias gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e estimular e desenvolver a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias interessadas em exportar seus produtos ou serviços.


Imprimir página

O Programa de Qualificação para a Exportação - PEIEX, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Faculdade Sapiens, foi lançado na manhã desta quinta-feira (22) em Porto Velho. O PEIEX objetiva aumentar a competitividade das empresas, introduzir melhorias gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e estimular e desenvolver a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias interessadas em exportar seus produtos ou serviços.

Os empresários de Porto Velho e região, até Ariquemes, poderão expandir os seus negócios e conquistar clientes de outros países exportando os seus produtos, através da ajuda do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que prevê capacitar 50 empresas em dois anos previstos para o projeto. Demais empresas de Rondônia, fora do eixo de Porto Velho, por enquanto, não contam com este apoio tendo que buscar ajuda diretamente por meio do site da APEX.

No lançamento do programa esteve presente o Diretor da Fecomércio, Hélio Natori, a Consultora da Presidência, Cileide de Macedo, o Coordenador do Programa Senac Comércio, Uíliam Andrade, além de empresários locais e representantes de órgãos representativos como Sebrae, Correios, Fiero, Sedi e Agência de Desenvolvimento de Porto Velho.

Durante o lançamento, além da palavra do Diretor do Grupo Sapiens, Augusto Pellucio, que agradeceu a parceria que vem ao encontro dos interesses de seu grupo, do Estado e dos empresários, também a Gerente de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Ana Cláudia Barbosa destacou a importância do programa para a qualificação das empresas e melhoria da economia do Estado e, consequentemente, do país.

Ainda na ocasião, empresários locais fizeram apresentações de cases de sucesso e destacaram suas expectativas quanto ao Programa. Durante o Painel com órgãos representativos, mediado pela Gestora da APEX - Núcleo Porto Velho, Rita Albuquerque, a consultora da presidência da Fecomércio, Cileide de Macedo destacou as ações realizadas pela Federação para em especial as relativas ao alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, bem como ações para incremento do comércio exterior. O Diretor Hélio Natori afirmou "Ser muito importante para as empresas o fato de se ter acesso a mais informações, orientações e possibilidades de exportar. Certamente, muitos terão interesse em aderir à um programa muito interessante para quem deseja crescer técnica e economicamente".

Fonte: Suelen Viana

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias