Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020 - 15:00 (Educação)

L
LIVRE

FACULDADE CATÓLICA FAZ 13 ANOS DE HISTÓRIA E DESTACA AVANÇOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A Faculdade Católica conta com mais de 1.000 alunos distribuídos nos cursos de Direito, Psicologia, Filosofia e pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu). Mas, o público atingido direto e indiretamente com projetos foi superior a 15 mil pessoas.


Imprimir página

Em 14 de fevereiro de 2007 a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) iniciava o seu funcionamento com o propósito de sediar as bases do Projeto de Ensino Superior Católico na Amazônia. O tempo passou e, hoje, estabeleceu-se como uma instituição de ensino de excelência na capital. Atualmente, emprega quase 60 colaboradores (professores e corpo técnico-administrativo), conta com mais de 1.000 alunos distribuídos nos cursos de Direito, Psicologia, Filosofia e pós-graduações (Lato Sensu e Stricto Sensu).

Para o reitor da FCR, Prof. Dr. Fabio Rychecki Hecktheuer, o processo de instalação da Instituição ocorreu pensando sempre em oferecer um ensino de qualidade, priorizando a inclusão social. “A ideia é sempre imbuir em seus formandos às perspectivas cristãs necessárias para a transformação social do ambiente em que vivem. Temos feito isso com maestria. O resultado é demonstrado com o reconhecimento de nosso alunado no mercado de trabalho, como servidores públicos ou empreendedores”, ressalta.

Um dos primeiros colaboradores da FCR, Profº. Me. Renato Fernandes Caetano disse que a Faculdade embora “jovem”, com apenas 13 anos, demonstra o seu comprometimento social com o estado de Rondônia e com a Amazônia. “Ela tem concretizando os objetivos de uma instituição de ensino superior, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão. No ensino tem formado excelentes professores e advogados; na pesquisa, vem possibilitando a formação de mais de 180 mestres e doutores em diversas áreas; na extensão, realizou inúmeros eventos e ações sociais. Assim, a Faculdade concretiza sonhos e forma consciências críticas e humanas”, destaca.

Alegra a reitoria os bons resultados junto ao Ministério da Educação, ou seja, a instituição tem conquistado com o passar dos anos nota de excelência pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Corrobora com os índices que fazem a Faculdade Católica ter o reconhecimento que tem a maior aprovação nas últimas 13 edições do Exame de Ordem Unificado (avaliação organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil [OAB] para avaliar os bacharéis em Direito para o exercício da advocacia) entre as faculdades particulares de Rondônia.

Para 2021, a FCR coloca em prática o projeto de expansão institucional para os próximos anos, dentre as metas, está em execução o credenciamento institucional para a Educação à Distância (EaD), bem como a autorização de cursos de graduação e pós-graduação.

O credenciamento institucional e a autorização de cursos de graduação já foram aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e dependem apenas de tramitação junto ao Conselho Nacional de Educação e Gabinete do Ministro da Educação. A Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) avaliou a FCR para a oferta da  EaD com nota 4, nota de excelência em uma escala de 1 a 5.

Com o resultado, a Faculdade Católica ofertará, inicialmente, cinco (05) cursos: Filosofia (bacharelado), Gestão Comercial, Gestão de Tecnologia da Informação, Segurança Pública e Produção Multimídia seguindo uma nova realidade e tendência na educação superior.

Na modalidade presencial iniciou o processo junto ao MEC de autorização de três (03) novos cursos: Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social (todos bacharelado). Em 2020 também irá protocolar o pedido de autorização do curso de Teologia (bacharelado).

NOVO CAMPUS

O projeto do novo campus foi anunciado em 2019. Ele saiu do papel e as obras já começaram e terá uma área construída de aproximadamente 14.000m², desenvolvida em quatro pavimentos, moderno e interativo com as pessoas.

Haverá atendimento com a instalação de placas solares, reuso das águas das chuvas e uma atenção ao saneamento básico (tratamento do esgoto), demonstrando a sustentabilidade do empreendimento. Ele será construído numa área privilegiada da Capital, na Avenida Governador Jorge Teixeira (próximo ao Espaço Alternativo).  A edificação deve ser entregue em 18 meses.

GRATIDÃO

A ideia de implantar a Faculdade Católica de Rondônia surgiu no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por solicitação dos arcebispos da região, em especial Dom Antônio Possamai e Dom Moacyr Grechi. É notório que há uma eterna gratidão por terem sido os pilares deste projeto.

SERVIÇO

Conheça a história acompanhando a Linha do Tempo (Clique Aqui). 

Fonte: News Rondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias