Quarta-Feira, 26 de Dezembro de 2018 - 17:50 (Colaboradores)

L
LIVRE

EX GOVERNADOR É ASSASSINADO NO ES, GERSON CAMATA É ESPOSO DE RITA CAMATA

Suspeito de ter cometido o assassinato foi preso e presta depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A motivação do crime ainda é apurada pela Polícia Civil.


Imprimir página

Ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata foi assassinado em Vitória na tarde desta Quarta Feira.

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, foi assassinado na tarde desta quarta-feira na Praia do Canto, em Vitória. O crime ocorreu em frente a um restaurante. Segundo informações iniciais da Polícia Militar, o ex-governador foi morto a tiros. O Samu chegou a ser acionado, mas Camata não resistiu aos ferimentos. O suspeito foi preso.

Camata foi governador do Espírito Santo entre 1982 e 1986, exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011. Ele ainda foi vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal.

Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo

A Polícia Militar confirmou que Camata morreu no local. O autor dos disparos fugiu após cometer o crime, mas foi preso logo depois e presta esclarecimentos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O secretário estadual da Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Nylton Rodrigues, informou que o autor do homicídio é Marcos Vinícius Moreira Andrade, ex- assessor que trabalhou com o político por cerca de 20 anos. Andrade seria responsável pela gestão financeira das campanhas e mandatos de Camata.

O ex-assessor foi preso no local do crime por policiais e confessou o disparo. Segundo Rodrigues, a motivação foi uma ação judicial movida pelo ex-governador contra o ex-assessor, que resultou no bloqueio de R$ 60 mil da conta de Andrade.

Camata foi atingido por um único disparo, no pescoço, e a arma, segundo o secretário, não tinha registro.

"A motivação desse lamentável crime é uma ação judicial movida pelo nosso ex-governador", explica o secretário de Segurança Pública, Nylton Rodrigues. "Hoje, o ex-assessor foi tirar satisfação ao encontrar Gerson Camata na rua, próxima a uma padaria e a uma banca. Nesse encontro, iniciou-se uma discussão verbal, até que Marcos sacou uma arma e efetuou o disparo que vitimou o nosso ex-governador."

Vida política de Camata

Formado em economia pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), Camata foi governador do estado de 1983 a 1986 e senador de 2003 a 2011. Foi o primeiro governador do Estado a ser eleito diretamente durante a abertura política vivenciada nos últimos anos da ditadura militar.

Camata iniciou sua carreira política em 1967 eleito vereador em Vitória, pela Arena. Posteriormente, conseguiu se eleger deputado estadual e deputado federal, também pelo mesmo partido. Em 1979, filiou-se ao PMDB. 

Sua vida pública teve início quando ingressou na legenda da ARENA ao se eleger vereador em Vitória em 1966. Com o retorno ao pluripartidarismo em 1980, Gerson Camata optou pelo PMDB, e foi eleito governador do Espírito Santo em 1982.

Ele foi senador da República pelo Espírito Santo de 1º de fevereiro de 1987 a 31 de dezembro de 2011. Camata também foi deputado federal, deputado estadial e vereador de Vitória. Ele deixa esposa, a ex-deputada federal Rita Camata, dois filhos (Enza Rafaela e Bruno) e uma neta.

 

 

 

 


Fonte: Zecca Paim-NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias