Terça-Feira, 26 de Maio de 2020 - 10:14 (Curiosidades)

L
LIVRE

ESTRANHOS FENÔMENOS QUE OCORRERAM NO MUNDO – PARTE1

A natureza pode ser incrivelmente poderosa, são tantos eventos que ela pode criar que até mesmo a ciência tem dificuldade para esclarecer todos eles. Muitas dessas demonstrações de força da natureza podem nos deixar assustados, por isso hoje:


Imprimir página

ÁRVORES DE CASULO

Em 2010 uma forte tempestade inundou o Paquistão, as chuvas foram tão intensas que o volume de água esperado para anos de chuva, caiu em apenas uma semana. O nível da água levou meses para baixar e estranhamente resultou em um fenômeno raro. Assim que o volume das águas diminuiu os moradores perceberam que as aranhas haviam encasulado várias árvores. Isso ocorreu porque esses insetos precisaram subir em locais mais altos para se proteger e acabaram fazendo seus casulos ao redor das copas das árvores.

Esse fenômeno assustador é muito raro de acontecer, mas outro evento semelhante já foi visto em 2012 depois de outra enchente, dessa vez na Austrália. O curioso é que o fenômeno no Paquistão foi apontado como causador da diminuição dos mosquitos causadores da malária, com o registro de menor incidência da doença que o esperado.  

TORNADO DE FOGO

Em 2018, foi registrado na Califórnia o primeiro tornado de fogo dos Estados Unidos. Esse fenômeno, que ocorreu só duas vezes em todo o mundo, é conhecido pela enorme devastação que ele deixa em seu rastro. 

O verão californiano é famoso pelos incêndios florestais que ocorrem por causa das altas temperaturas nessa época do ano. A causa de um dos maiores incêndios da região foi um pequeno acidente de carro que levou algumas faíscas para mata. Com o incêndio formado, começou a disputa entre as massas de ar seco, que estavam sobre a floresta e o incêndio. O resultado foi um enorme tornado de fogo, com ventos com velocidade de mais de 230 km/hora. 

O tornado de fogo da Califórnia foi um dos mais poderosos tornados do mundo, e chegou a atingir 12.000 metros de altura. 

CACHOEIRA DE FOGO

Todos os anos, no mês de fevereiro, centenas de turistas se reúnem no vale de Yosemite, nos Estados Unidos, para apreciar a paisagem de um dos parques mais antigos desse país. O parque já vinha atraindo diversos turistas por causa de abrigar diversas cachoeiras, entre elas a maior da América do norte. Porém, uma recente descoberta vem atraindo ainda mais turistas para ver especialmente uma de suas cachoeiras. Em um mês do ano, a qualquer momento no pôr do sol, surge o fenômeno chamado pelos pesquisadores de cachoeira de fogo.

A cachoeira de fogo é formada geralmente no mês de fevereiro, quando o sol poente atinge as águas em um ângulo certo, dando a impressão de que ela está em chamas. Mesmo ocorrendo quase todo ano, esse fenômeno ainda é muito raro, pois exige condições perfeitas de clima e temperatura. O felizardo que conseguir vê-lo estará desfrutando de um dos milagres da natureza.

O SOL NEGRO

Todos os anos, na primavera e outono, milhões de pássaros do tipo estorninhos migram da região norte da Europa Ocidental para o sul. Eles vão em busca de alimento e temperaturas mais amenas. Quando os pássaros realizam esse movimento migratório eles criam um dos fenômenos naturais mais extraordinários da Europa, o chamado “sol negro”.

 Os estorninhos são pássaros que migram em grandes bandos para se aquecerem mais rápido e trocar informações sobre o espaço que estão passando. Quando eles entram no território dinamarquês, eles param para descansar no Parque Nacional de Mar de Wadden e é nesse momento que o fenômeno geralmente surge. Os pássaros se movem em ondas para evitar possíveis predadores, formando uma dança que encanta os turistas.

O fenômeno é chamado de sol negro porque o bando de pássaros tampa o pôr do sol quando realiza sua dança.    

BURACO NO CÉU

Você deve estar acostumado a ver os rastros fininhos que se formam no céu quando um avião a jato passa certo? Mas se algum dia você conseguir ver uma nuvem de furos, dificilmente você vai associar esse evento a um avião.

A nuvem de furos, ou buraco de outono, é um acontecimento incomum que há muito tempo vinha sendo associado a aliens. Porém, o que realmente forma esses buracos são os aviões a jato. Quando os jatos passam próximo de nuvens que estão parcialmente congeladas, o avião muda o estado físico das moléculas fazendo com que caia um pouco de chuva somente em uma determinada área, formando os buracos.

O curioso é que o fenômeno só ocorre com nuvens parcialmente congeladas e se o avião passar em uma altitude média do solo.

Mas agora eu quero saber de você qual desses fenômenos você achou mais incrível? Conta pra mim nos comentários.

Fonte: Mais Curiosidades - NewsRO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias