Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019 - 14:51 (Tecnologia)

L
LIVRE

ESTADO REALIZA 1ª OFICINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM PORTO VELHO

A intenção do evento é fomentar a tecnologia como ferramenta de ensino na rede pública


Imprimir página

Na próxima sexta-feira (18), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará a 1ª Oficina de Robótica Educacional (ORE) com professores dos componentes de Curricular de Física, Química e Matemática de 23 escolas estaduais de Porto Velho. O evento será das 8h às 12h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Porto Velho/ Avenida Jorge Teixeira.

A organização é da Gerência de Formação Capacitação Técnica Pedagógica (GFCTP) e a iniciativa propõe a formação educacional dos profissionais do ensino médio da rede pública estadual, utilizando a robótica como ferramenta de ensino e inserir novas tecnologias na prática do educador, como recurso para fomentar a aprendizagem dos conteúdos curriculares, estimulando a criatividade, a experimentação, a análise sistêmica e a inclusão de tecnologia digital com vistas à inovação dos métodos de ensino.

A oficina pretende favorecer a interdisciplinaridade, promover a integração de conceitos de diversas áreas, tais como: Linguagem, Matemática, Física, Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Arquitetura, Ciências, História, Geografia, Artes, e outras. Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos, motiva o estudo e análise de máquinas, e mecanismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento.

Serão inseridos equipamentos tecnológicos (lousa digital) e kits de robótica, em um contexto interdisciplinar, dando destaque à importância dos trabalhos práticos atrelados à teoria como melhor forma de aprendizado dos professores, sanando dúvidas concernentes ao material de trabalho. Foram convidados profissionais de mecatrônica de São Paula para ministrar o curso.

O encontro discutirá aspectos técnicos e pedagógicos da robótica educacional. Além disso, haverá a montagem passo a passo de alguns robôs, enfatizando a importância da robótica para o ensino e aprendizagem dos estudantes.

 

Vanessa Farias

Fonte: Secom/gov-ro

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias