Sexta-Feira, 31 de Maio de 2019 - 17:52 (Educação)

L
LIVRE

ESCOLA MURILO BRAGA CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL COM O PROJETO SR. POLUIÇÃO

Rondônia concorreu com mais 60 projetos de todo o país e a Escola Murilo Braga conquistou o segundo lugar no concorrido Prêmio da União Europeia no Brasil.


Imprimir página

A educação rondoniense acaba de conquistar mais um prêmio nacional. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, localizada em Porto Velho, foi a responsável pela ótima notícia da obtenção da classificação entre os três estabelecimentos de ensino do Brasil a conquistar o Prêmio Concurso Verde da União Europeia, com o Projeto Sr. Poluição.

Coordenando o Projeto Com-Vida Murilo Braga, a professora de Geografia, Carmem Andrade, tem no aluno Emanoel Rocha, um dos principais líder do projeto. O mesmo foi inscrito no Prêmio Concurso Verde da União Europeia, como responsável  pelo Sr. Poluição – haja vista que o aluno teria que ter maioridade.

Rondônia concorreu com mais 60 projetos de todo o país e a Escola Murilo Braga conquistou o segundo lugar no concorrido Prêmio da União Europeia no Brasil.

O prêmio instituiu o tema “Meio ambiente: o meu presente e o meu futuro” e o Projeto Sr. Poluição se encaixava na proposta exigida pela União Europeia. Uma bióloga, amiga da professora Carmem, tomou conhecimento do prêmio e passou a informação e o nome do site. Desta forma, o projeto foi inscrito.

Nesta quarta-feira (29), a diretora da Escola Murilo Braga, professora Gracijames Azevedo, foi comunicada do inédito feito e que fez vibrar todos os alunos do estabelecimento de ensino, especialmente os que compõem o Projeto Com-Vida Murilo Braga.

PROJETO COM-VIDA MURILO BRAGA

Projeto Com-Vida Murilo Braga surgiu em 2014. A inscrição do Sr. Poluição ocorreu  quando a professora Carmem iniciou uma discussão pedagógica com os alunos sobre o consumo consciente. Na sequência foi apresentado um texto e um vídeo, terminando com a solicitação de algo prático e que fosse utilizado o lixo doméstico.

Os alunos, depois de debaterem entre si a proposta, chegaram a conclusão que poderiam construir um boneco com o material reciclável, recolhido dos lixos da escola, das casas próximas e nos comércios em torno do estabelecimento de ensino. Surgiu o Sr. Poluição, o boneco que fez um retumbante sucesso entre os estudantes, comércios, indústrias e órgãos públicos, pois tinha uma calculadora em que mostrava quanto uma pessoa produzia de lixo desde a data do nascimento.

O resultado deixava as pessoas incrédulas. Os números de lixos produzidos por cada pessoa causava espanto. Hoje, o Sr. Poluição está servindo de referência para a conservação do meio ambiente.

INCENTIVO E APOIO A vice-diretora da Murilo Braga, professora Laize Pereira Magalhães, durante a entrevista concedida pelo aluno Emanoel Rocha, afirmou que o estabelecimento de ensino tem hipotecado total incentivo e apoio para os projetos que são de interesses pedagógicos, especialmente em relação ao meio ambiente.

O Projeto Com-Vida Murilo Braga tem merecido uma atenção especial da direção da Murilo Braga, visto que é coordenado pela professora Carmem e o aluno para participar deve ter notas na média, além de outras atribuições. Participação, comportamento, integração, iniciativa, dedicação, empenho e outras exigências são requisitos para que o jovem e/ou adolescente possa integrar o projeto.

LIDERANÇA DE EMANOEL ROCHA

Aos 18 anos e cursando o 3º ano do ensino médio, o estudante Emanoel Rocha terá a honra de no dia 26 de junho, em Brasília, receber a premiação pelo segundo lugar no maior concurso do gênero no Brasil. “É uma honra representar Rondônia e a Escola Murilo Braga. Estudo aqui desde a 5ª série e tenho amor pela escola. Penso que ao concluir o ensino médio vou continuar como voluntário na Murilo Braga. Aqui está parte de minha vida. Quero contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade do ensino na escola”, afirmou emocionado jovem líder do Projeto Com-Vida Murilo Braga.

Envolvido em quase todas as atividades da Escola Murilo Braga, o aluno Emanoel Rocha é elogiado por todos os (as) alunos(as) pela participação voluntária nos projeto de meio ambiente, lazer, cultura, recreação, música, esportes e movimentos culturais, cujas datas são comemoradas na escola.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, professora Conceição Alves, esteve na escola e conheceu o projeto, onde destaca o empenho, dedicação e trabalho das diretoras Gracijames e Laize, dos professores, trabalhadores em educação e dos estudantes que sentem orgulho de frequentar uma das escolas estaduais que é referência no processo pedagógico em Rondônia. “O trabalho da gestão escolar merece elogios e reconhecimento e estamos comprovando que não se trata de promoção pessoal dos profissionais da educação que lá atuam, mas de todo corpo docente e discente envolvidos nos projetos que buscam a melhoria da educação em Rondônia.

PRÊMIOS

Júri que classificou foi composto por representantes da Delegação da União Europeia no Brasil e dos Estados-membros da União Europeia no Brasil, e Emanoel Rocha vai receber solenemente, em Brasília, um Notebook Dell Inspiron 145000, uma Camera Canon EOS Rebel T6i e um pacote de brindes ecológicos.

CUMPRIMENTOS

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, ao tomar conhecimento do prêmio conquistado pela Escola Murilo Braga, enviou o cumprimento a todos que direta e indiretamente contribuíram para a concepção do Projeto Sr. Poluição e que mostra o potencial dos estudantes da rede estadual. “O governo do Estado tem apoiado e incentivado as ações criativas, especialmente quando envolve diretamente os estudantes da rede estadual de ensino de Rondônia. Nosso reconhecimento e cumprimentos pela honrosa conquista e que sirva para que outros projetos possam ser elaborados nas mais distintas áreas do conhecimento”, almejou o secretário.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias